terça-feira, 29 de novembro de 2011

Área de Lazer: Ponto de Encontro no verão




É hora de rever os estofados das cadeiras de piscina, verificar o que deve ser substituído e, principalmente (pelo menos aqui em casa é prioridade) dar uma caprichada na churrasqueira.

Eu fiquei o ano todinho esperando por esse momento. Quem me acompanhou nesse período sabe quantos altos e baixos eu passei para ter a área de lazer dos meus sonhos. Valeu a pena? Claro que sim!
Faria tudo de novo? Ainda estou um pouco traumatizada, mas o bom disso tudo é que, apesar do sufoco, tenho tudo que sempre quis e ainda sou amiga da vizinha (nem todos tem a sorte de ter uma vizinha tão especial).
Mas, vamos ao que interessa...

Esse post é para atender ao pedido da minha amiga Larice. Ela está gravidíssima e ansiosa para terminar a obra da sua área de lazer, o local onde pretende passar bastante tempo com o seu bebezinho e também com os amigos.
Ela perguntou como eu resolvi o problema da cobertura da área da churrasqueira.

Para dar um aspecto rústico, eu optei por fazer uma estrutura de eucalipto tratado e cobrir com uma telha flexível e transparente. O material da telha parece um plástico duro. A telha é parafusada na estrutura e aguenta bem a chuva.
Quando venta forte, o que é comum ocorrer na primavera, essas telhas provocam um barulho alto, parece que vão sair voando, mas isso na prática nunca ocorreu.
Para dar acabamento e conter um pouco a incidência dos raios solares, eu instalei na parte entre a telha e a estrutura de eucalipto algumas “biribas”, como são chamadas as toras fininhas de eucalipto. Não resolve totalmente, mas dá uma amenizada no sol.

A segunda etapa será plantar algumas flores do tipo trepadeiras para tornar o ambiente mais fresco.
De qualquer forma, eu estou feliz com o resultado e super recomendo essa alternativa para cobrir a área de lazer. Não ficou uma obra cara e, o melhor, a instalação não é demorada.



Já que estamos falando em cobertura de área externa. Na área de serviço, eu também optei por uma alternativa diferente da telha.

Eu usei uma cobertura de policarbonato de acrílico e, para conter os raios de sol, instalei lobo abaixo uma cobertura feita com bambu. O policarbonato parece ser mais resistente do que a telha de plástico, mas preciso ser instalado em uma espaço onde possa ter uma caimento para a chuva.
Se o espaço for pequeno (como é o meu) e o policarbonato ficar reto a água vai empossar e cair pelos remendos. Eu já coloquei silicone várias vezes, mas o problema nunca chegou a ser resolvido.
A cobertura fica super bonita, mas eu já decidi que vou trocar por um telhado comum. Ainda mais porque nesse local, eu instalei alguns móveis sob medida e, cada vez que chove, eu preciso cobrir tudo com plástico e rezar.
Enfim, espero ter ajudado você que estava em dúvida sobre a cobertura da área de lazer.
Às minhas queridas amigas grávidas (Carla, a vizinha; e Larice, a construtora) desejo o melhor verão das suas vidas. Verão Encantado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário