quinta-feira, 15 de março de 2012

QUIZZ CAIÇARA



A minha querida cidade – São Sebastião - vai completar 376 anos de Emancipação Político- Administrativa, no dia 16 de março.
A beleza desta terra e a hospitalidade dos meus conterrâneos fazem com que milhares de pessoas visitem o município todos os anos, alguns se apaixonam perdidamente e resolvem fincar raízes.   
Mas, como não basta ser é preciso “conhecer”, resolvi fazer um teste de conhecimento: o “Quizzzz Caiçara”.
Divirta-se!




1 – Quantos quarteirões no centro histórico são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado)?
2 – Você sabe quais materiais eram usados na construção dos prédios históricos?
3 – O prédio histórico que abriga atualmente a Secretaria de Cultura, no passado, foi sede do 1º Grupo Escolar da cidade. Qual era o nome da escola?
4 - O Museu de Arte Sacra abriga imagens de santos do século XVIII encontradas durante o restauro de um prédio importante na história da cidade. Qual é ele?
5 – Na Rua da Praia está localizado o prédio histórico mais nobre do município, único tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Como é conhecido?
6 – No andar superior da Casa Esperança o forro é pintado à mão. O que a pintura revela?
7 – No século 17, foram eleitos os primeiros vereadores de São Sebastião. Qual o nome deles?
 8 – No bairro de Boracéia, a aldeia indígena Ribeirão Silveira possui uma escola. O nome da escola é Nhembo’e’q porã, o que significa?
9 – Em 2002, a aldeia recebeu um prêmio da Fundação Getúlio Vargas por seu projeto de reflorestamento da Mata Atlântica. Qual o nome do projeto?
10 – O reflorestamento visava combater a extinção de que espécie de árvore?
11 – Você já ouviu falar no bacalhau caiçara? Em que praia essa cultura ainda é mantida?
12 – Você sabe onde está localizado o maior dos 8 fortes construídos em São Sebastião, entre os séculos 16 e 17, para proteger contra invasão dos piratas?
13 – Como chama o conjunto de esculturas localizado na entrada do bairro Reserv Du Moulin?
14 – As esculturas foram feitas por artistas renomados, quem são?

Se você gostou de responder as perguntas, continue testando o seu conhecimento sobre São Sebastião. Acesse o marcador “Minha Cidade”. Lá você vai encontrar um outro Quizz Caiçara. Boa Sorte! 




Respostas: 1 – 7 (sete); 2 - Cal de conchas, pedras da costeira e óleo de baleia; 3 – Grupo Escolar Henrique Botelho; 4 – Igreja Matriz; 5 – Casa Esperança; 6 - O “Paraíso”, a “Atlântica” – o continente perdido -, e a chegada da família real no Rio de Janeiro; 7 - Francisco Escobar Ortiz, Francisco Pinheiro e Nuno Cavalheiro; 8 - Lugar de adquirir sabedoria (em guarani); 9 - Projeto Jejy; 10 – Palmito Juçara; 11 – Praia de Toque Toque Grande ; 12 – O maior deles está no Morro do Araçá (Topovaradouro); 13 – Parque Escultórico; 14 - Rubens Gerchman, Mestre Didi, Caíto, Megume Yuassa, Caciporé Torres, Emanoel Araújo, Marcelo Nietsche, Mário Cravo, Gilberto Salvador e Sérvulo Esmeraldo.



2 comentários: