quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Entrevista: Mara Perez

Essa semana eu tenho o prazer de apresentar às leitoras do Blog Encantes uma moça que tem a beleza no olhar: a decoradora Mara Perez.
Arquiteta e artista plástica, ela veio morar no Litoral Norte em busca de qualidade de vida.
Conforme me confidenciou, a sua aventura pelo mundo da decoração de eventos começou graças ao incentivo de amigos, que foram espertos e logo notaram que ali estava um talento adormecido.
Eu participei de um evento, organizado por ela, ainda no início da carreira, era uma noite entre amigos, onde o prato principal era uma Paella. Nunca esqueci a decoração que ela fez com rosas vermelhas.

De lá para cá, tenho acompanhado a carreira da Mara pela mídia com grande entusiasmo.
Eu estava torcendo para ela ter um tempinho na agenda para uma entrevista ao Blog Encantes para falar sobre o que entende de melhor: decoração de eventos e flores.
Valeu a pena esperar, confira.

Encantes – Há quanto tempo você trabalha com flores em eventos no Litoral Norte e como foi o início?
Mara - Moro em São Sebastião, Litoral Norte, há 10 anos, viemos eu e minha família a procura de qualidade de vida. Comecei essa história de decoração de festas, fazendo eventos para amigos e quando percebi tinha se tornado uma profissão. Descobri um trabalho que amo... faço tudo com maior prazer e carinho.

Encantes – De onde você retira inspiração na hora de decorar um ambiente com flores?
Mara - Em todo o projeto procuro seguir um conceito pré- determinado, criado por mim após varias reuniões onde procuro entender o perfil do cliente e seus desejos e ansiedade para aquela festa.

Encantes – Quais os cuidados que uma pessoa deve levar em consideração quando escolhe as flores para um evento?
 
Mara - O tipo de flor adequada para a ocasião e horário, as combinações de cores, o entorno, a própria arquitetura do local, a personalidade do cliente.
 
 
Encantes – De acordo com o lugar, horário do evento ou idade do homenageado, o arranjo de flores precisa ser diferente?
Mara - Sim, em um aniversário masculino, por exemplo, eu nunca utilizaria rosas, por ser uma flor extremamente feminina.

Encantes - As flores também são fashion? Ou seja, elas entram e saem de moda?
 
Mara - Sim, muitas vezes uma flor linda fic a fora de moda..., mas procuro não me influenciar por isso, pois gosto de todas as flores , todas são especiais para mim.
 
Encantes – Quais são as flores tops do momento e o que motivou para que se tornassem tão famosas?
 
Mara - As altomélias são muito utilizadas, pois tem uma variedade muito grande de cores, são bem resistentes e ao mesmo tempo delicadas.

Encantes - Nós sabemos que mulheres adoram flores, mas e os homens? É certo presentear os homens com flores? Usar flores para enfeitar o aniversário dele? Existe alguma regra na hora de fazer a escolha desse arranjo?
Mara - Eu adoro presentear homens com flores, o ideal é evitar flores muito femininas como a rosa..., eu escolheria flores tropicais que tem um visual mais agressivo e são lindas. Flores plantadas como orquídeas também são bem vindas para os homens.

Encantes - Na cultura brasileira, tem alguma flor que tem fama ruim e deve ser evitada?
Mara - Os cravos são muitas vezes associados a lembranças tristes, quando estou fazendo um projeto pergunto se o cliente não gosta de alguma flor por causa dessas lembranças negativas. Particularmente, adoro cravos que tem cores lindas e um aroma super agradável.

Encantes – Se a pessoa tem pouco dinheiro para investir em flores, qual a melhor opção para não errar e fazer bonito na festa?
Mara - Se ela gosta de flores tropicais é uma ótima opção, pois como elas são bem fortes e com personalidade marcante, usando um pouco já chama a atenção é dá uma presença.

Encantes - Por outro lado, se a pessoa tem uma verba infinita para gastar com flores, qual seria a sua indicação?
Mara - Orquídeas... aqui no nosso litoral ela combina muito!!São caras, mas ficam lindas.

Encantes - Qual é a sua flor favorita? E por quê?
Mara - Não tenho uma flor preferida. Adoro TODAS...seria injusto falar mais de uma ou de outra...todas fazem parte da minha vida.

Encantes – Você pode citar um evento que tenha ficado marcado na sua memória pela beleza dos arranjos de flores?
Mara - Seria totalmente injusto falar de um em especial também. Para mim, cada cliente, cada noiva é única, cada trabalho é muito especial...acabo gostando mais sempre do ultimo..rsrs..
Encantes - No Litoral Norte, cercado pela mata atlântica, existem algumas flores nativas. Você costuma usá-las em seus arranjos?
 
 Mara - As flores tropicais combinam muito, mas muitas vezes o cliente não gosta por se tratar de flores mais resistentes e com uma aparência menos delicada. Quando posso utilizo, pois adoro.
 
 Encantes – Primavera é a estação das flores, mesmo assim é preciso algum cuidado especial para conservar as espécies nessa época? E nas demais estações do ano, como verão, inverno e outono, como você faz para conservá-las bonitas o maior tempo possível?
Mara - O segredo é utilizar a flor da época e de uma qualidade boa da mesma forma que fazemos quando escolhemos frutas e verduras para o nosso consumo.

Encantes – Muita gente evita comprar flores porque tem a vida corrida e pouco tempo para cuidar, existe alguma opção de flor mais resistente para resolver esse problema?
Mara - Flores plantadas dão menos trabalho do que as de corte e se não tiver nenhum tempo a opção são as suculentas... eu adoro!!

Encantes - Gostaria que você deixasse uma mensagem para os leitores do Blog Encantes.
Mara - As flores encantam...cultivando..presenteando ou apenas admirando. O aroma ,a perfeição, a delicadeza, observe,  e com certeza vai se ENCANTAR.bjs

 

 


3 comentários:

  1. Dani, PARABÉNS pelo Blog!!! Estou encantada.

    Adorei a matéria com a Mara Peres, que é uma graça de pessoa. Aliás o salão que frequentamos só tem pessoas encantadoras hahaha
    Sucesso amoreca...bjocas no ♥

    ResponderExcluir
  2. Dani adorei teu Blog e a entrevista da Mara. Parabéns pelo lindo trabalho. És uma graça de pessoa...te desejo o maior sucesso e a partir de agora serei uma leitora constante...bjocas no ♥ doceis

    ResponderExcluir
  3. A Mara que fez a decoraçao do casamento do meu filho Matteo com Flavia no Yacht Club Ilhabel, foi uma decoraçao impecavel, MARAVILHOSA!!! Digna de sonho!!

    ResponderExcluir