segunda-feira, 4 de março de 2013

A dama que guarda o mar nos olhos

Ela é forte e não tem medo de dizer o que pensa.
De personalidade forte, Izilda de Souza Puga é nascida sob o signo de escorpião e, no horóscopo chinês, ela é do signo do Dragão.
Ai, coitado de quem pisar nessa calda, kkk. Talvez, daí ter “fogos nas ventas”, como diz o ditado.
Casada, 4 filhos e 2 netos, ela está bem longe de ser uma princesa indefesa, presa em um castelo, solitária e à espera de alguém que venha salvá-la do dragão.
Izilda tem o mar nos olhos, da cor de um azul claro e radiante, impossível não se encantar com a sua vivacidade.
É um exemplo de elegância e beleza para muitas mulheres e parece não se dar conta disso, o que torna o seu brilho ainda maior.
Dona da Loja Odara Mix, onde reúne as amigas para conversar sobre moda e decoração e, acima de tudo, uma amiga muito querida, da qual sinto um grande orgulho, Izilda é a entrevistada do Blog Encantes.

Encantes: Como e quando surgiu a ideia de abrir a Odara Mix? A loja foi inaugurada quando?
Izilda: A ideia de abrir a loja, que inicialmente era só de presentes para casa, surgiu quando eu e minha nora Beatriz tínhamos uma loja de CD’s no shopping Villa Mares. Chamava-se “Som Sebá”. Notei que, na ocasião do casamento do meu filho Fernando, os convidados de São Sebastião foram unânimes em comentar a dificuldade em escolher um presente que não fosse eletrodoméstico, devido à falta de uma loja bacana para essa finalidade. O espaço “Vila Abreu” estava em processo de construção. Foi então que resolvi abrir a loja lá. Isso tudo aconteceu em meados de 2004. A ODARA CASA completará 9 anos no mês de maio.

Encantes: Qual o critério que utiliza ao escolher os produtos da loja?
Izilda: Tento saber o que as pessoas gostariam de encontrar quando entram na minha loja. E quando eu falo ODARA, falo dos dois setores, o de presentes e o de moda feminina. Dá trabalho e também diverte. É um “garimpar” eterno! Tento aliar a expectativa dos meus clientes com bom gosto, preço, qualidade e espaço. Sempre falta alguma coisa que eu gostaria de ter, mas que, por alguma razão, fica pra outro momento. É assim.

Encantes: A decoração da loja é linda. Está do jeito que idealizou? Pensa em fazer alguma alteração esse ano?
Izilda: Que bom que você acha linda! Quanto a estar do jeito que idealizei, falta muita coisa ainda. E quanto às alterações, penso sim em fazer algumas. Por exemplo: Eu tinha, na frente da loja, um banco em estilo colonial brasileiro, lindo, com duas floreiras, uma de cada lado, na calçada. Combinava muito bem com a arquitetura, história, etc. Mas por conta de uma Lei que proíbe que se coloque objetos na frente de imóveis que fazem parte do Patrimônio Histórico de São Sebastião, fui "convidada" a retirá-lo, da mesma forma que aconteceu em outros pontos comerciais. É a Lei. Tem que ser cumprida. Nesse caso, acho que é uma pena, porque todos os clientes que entram perguntam do banco e das flores. Afinal, não era uma banca de sapatos, nem um cabide com produtos ou algo que atrapalhasse a passagem dos pedestres. Ao contrário. Servia para que as pessoas sentassem, tirassem muitas fotos, etc. Terei que pensar em alguma coisa que substitua esse "detalhe" que tínhamos até o mês passado. Fora isso, eu penso em mudar também alguns produtos e marcas. Mas disso ainda não posso falar... Será uma surpresa para minhas clientes e amigos!

Encantes: Recentemente, você reverteu a renda dos produtos da loja para as famílias/vítimas da chuva da Costa Sul. Foi a primeira vez que isso aconteceu (essa ação social)?
Izilda: Pra dizer a verdade, não. Quando posso, eu colaboro com algumas causas. Faço o que meu coração manda. Essa ação que envolveu um dia de valor total das vendas foi a primeira vez. Mas eu fiquei tão feliz com o resultado da interação “clientes-loja-causa” que pretendo repetir, envolvendo outras ações parecidas. Afinal, quando fazemos alguma coisa para ajudar alguém, ficamos tão felizes quanto o contemplado.

Encantes: Como é conciliar sua vida de empresária com sua vida pessoal? Dá muito trabalho?
Izilda: Ai... Dá sim!! Muito trabalho!! Como todos sabem, sou apaixonada por animais. E isso não é fácil. Todos os dias tem que passear, fazer exercício com as obesas, escovar, dar remédios, comida, higiene do quintal e, acima de tudo, muito amor, conversa e carinho com todas. Depois tem a casa, que eu adoro arrumar, colocar flores e essas coisas de mulher. Fora isso, tem a cozinha, os netos... Ai, ai, ai... Os netos! Fico com eles muito menos tempo do que gostaria. Adoro os dois. Um se chama Davi e o outro, Francisco. São os mais lindos e inteligentes do mundo! E, finalmente, tenho a loja, que eu adoro, mas que por força da distância, fica por último. Só consigo chegar lá depois das 3 da tarde. Mas chego inteira e me dedico o resto do dia a ela.

Encantes: Muitas mulheres a admiram pelo seu bom gosto, o que você acha disso? Você tem algum segredo para se manter bela?
Izilda: Em primeiro lugar, muito obrigada pelo elogio! Nem sei o que dizer. Eu me arrumo muito rápido. Normalmente, uso a primeira roupa que me agrada no armário. Claro que a estação conta muito. Sinto muito calor! Não uso maquiagem no dia a dia. Não uso roupas de grife. Mas tenho, sim, uns truques. Não como demais, não bebo e não fumo. Como muitas frutas, saladas e legumes. Tomo muito sol e não uso filtro solar. Quando o sol está muito quente, uso chapéu e óculos escuros na praia. Lavo bem o rosto duas a três vezes por dia e uso cremes comprados na farmácia. Faço Pilates duas vezes por semana e caminhadas, quando dá tempo. E, às vezes, recorro aos cuidados da Bella Fisio. Afinal, ninguém é de ferro!

Encantes: Se pudesse escolher uma roupa e uma peça de decoração que não poderia viver sem, qual você escolheria?
Izilda: Peça de decoração... São muitas! Mas um baú, que foi dos meus antepassados e que veio e voltou para a Europa 3 ou 4 vezes, é especial. Tem mais de 200 anos! Quanto a uma peça de roupa, eu escolho um vestido de linho que, na hora da pressa, sai andando sozinho do guarda roupas e me veste. Toda a cidade conhece... Rsrsrs...

Encantes: Qual a dica para a mulher que está um pouco cheinha, mas quer se vestir de forma elegante? Tem alguma peça coringa?
Izilda: Existem muitas dicas! Mas depende muito do estilo da mulher. Existem as mais "sexys", que podem usar até saia justa com salto alto que fica muito bem. As mais velhas e comportadas, que ficam ótimas vestindo calça e camisa... E assim por diante. Lembrando sempre que calças de cintura muito baixa e as muito justas são terrivelmente deselegantes! Mas uma peça coringa, eu sugiro uma blusa solta, para ser usada com calça comprida e de cor neutra, e que possa ser usada com vários tipos de acessórios, desde colares coloridos até as mais variadas echarpes.

Encantes: Falando em decoração, se você precisasse preparar um jantar elegante, mas não tivesse condições de investir muito em pratos e copos, como faria para torná-lo especial?
Izilda: Essa pergunta é difícil de responder. Depende muito do material que você dispõe. Mas se você não tem uma louça chique, tente montar uma mesa cuja atenção das pessoas se volte para os detalhes. Por exemplo: você pode comprar guardanapos de popeline lisos ou coloridos (podem ser de papel também, porém grandes) e depois de dobrá-los em triângulos, amarrar com uma folha de capim cidrão, ou com uma outra folha que tenha o mesmo formato como erva cidreira. Se você não tiver uma toalha ou jogos americanos, experimente encontrar folhas grandes, como as da jibóia, e montar um souplat com elas. Existem restaurantes muito chiques onde cada lugar na mesa é montado com um tipo de serviço. Além de diferente, personaliza a mesa. Mas para que seja mesmo um jantar especial, faça a receita com carinho e a mesa com criatividade. Esse conjunto tornará seu jantar inesquecível!

Encantes: Ser empresária para você é...
Izilda: Matar um leão por dia e voltar prá casa cansada, às vezes arranhada, mas feliz.

Encantes: Uma mensagem para as leitoras do blog...
Izilda: Encantem-se com tudo! Encantem-se com a chuva, com o sol. Encantem-se com a lua quando ela estiver cheia ou não. Encantem-se com sua família e seus amigos. Encantem-se com a vida! Nascemos para nos encantar. O encantamento é de graça e leva você muito rápido até a felicidade. Abraços pra todos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário