quinta-feira, 9 de julho de 2015

Alemanha com sabor de vinho de maçã


Ao planejar a viagem para a Alemanha eu já podia me imaginar com uma imensa caneca de cerveja nas mãos em frente a um prato de linguiça e chucrute.  

Claro, que não me decepcionei. Só que lá pelas tantas, eu decidi provar uma bebida que é muito tradicional em Frankfurt, o vinho de maçã, conhecido por lá como Apfelwein. 


Ilustração na parede do Restaurante Dauth Schneider, em Frankfurt, onde serve o vinho de maçã

Para os moradores, essa é a melhor maneira de consumir a maçã e olha que essa fruta é muitíssimo apreciada na Alemanha. Essa bebida é tão tradicional na cidade que, em agosto, existe até o Festival Apfelwein.


Eu provei o vinho de maçã no Restaurante Dauth Schneider, que fica em Sachsenhausen, um bairro 

boêmio, com muitos bares e onde quase todo mundo pede o Apfelwein. 


A bebida pode ser servida de três tipos: pura, com uma dose de água mineral ("sauer gespritzt") ou com limonada ("süß gespritzt"). 
 
Vinho de maçã é servido no copo e gelado
Na versão pura, a bebida tem a cor amarelo ouro e um gosto doce e suave. No restaurante em que eu fui o vinho ficava guardado em um grande jarro de cerâmica e era colocado em jarrinhas menores para servir nas mesas. 

Repare nos postes de cerâmica no balcão e em cima da prateleira
Conta a História que como outras bebidas, o Apfelwein nasceu de forma acidental. Um dos relatos indica que seu "descobridor" foi um padre da região das Astúrias, na Espanha. O religioso teria guardado em barris um macerado de maçãs que, com o passar do tempo, fermentou e causou uma pressão interna fazendo-o transbordar. 


Era o início da bebida de coloração intensa e que rega happy hours e jantares. De baixo teor alcoólico (entre 5,5% e 7%), é geralmente servido gelado.

Quando você estiver em Frankfurt experimente o vinho de maçã, pois é justamente no centro financeiro alemão que a bebida ganhou notoriedade nacional. 

Quer saber Mais sobre Frankfurt?
Clique aqui: 2 dias em Frankfurt : Encontro do passado e o presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário