terça-feira, 21 de julho de 2015

Entrevista - Mara Peres: Casamento na praia?

Casamento na Praia - Mara Perez

O casamento é sempre um momento muito especial.
Por isso, nada melhor do que ter ao lado profissionais super qualificados que cuidem de cada detalhe e garantam um momento mais do que perfeito.
Se você sonha casar na praia, leia essa matéria com várias dicas da Mara Perez, especialista em arquitetura de festas 




Antes - Croqui do altar

Muitos casais escolhem casar na praia, rodeados pela natureza, um visual rústico e muito charmoso. Na minha cidade, existem diversas organizadoras de festas, uma delas é a Mara Perez, uma querida amiga, que consegue interpretar os sonhos dos casais apaixonados e, com extrema sensibilidade e bom gosto, faz tudo virar realidade.  

Os trabalhos da Mara parecem saídos de um livro de contos de fadas. Ela é arquiteta e desenha a mão os croquis da decoração da festa, um luxo, não é? 


Depois - Altar decorado


Praia é lugar para casar? Claro que sim. Veja as dicas da Mara e inspire-se.  

Encantes – Há quanto tempo você decora casamentos na praia, como começou essa história?


Mara Perez - Há 13 anos, eu vim morar na praia, na cidade de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, em busca de qualidade de vida. Sempre adorei receber amigos, organizar e decorar festas em casa e morando na praia e com mais tempo ocioso essa minha atividade se intensificou depois de algum tempo, além das minhas próprias festas, comecei a decorar festas de amigos. Mas o início, o marco mesmo como decoradora de festas foi um aniversário de 15 anos da filha de uma amiga depois disso comecei a levar a sério e fui contratada para decorar alguns casamentos na praia, fiz alguns cursos especializados em arranjos florais e assim meio sem querer começou a minha história.

Encantes – Com quanto tempo de antecedência você começa a trabalhar no projeto da decoração do evento e qual é o primeiro item na sua lista de afazeres?


Mara Perez - Geralmente a noiva me procura com 1 ano de antecedência, faço algumas reuniões com o casal para entender o perfil, o que eles estão sonhando para esse grande dia, assim posso criar uma identidade visual do casamento e transformar o local escolhido.Com base em referências e muita conversa começo fazendo o layout da festa preocupada sempre com a circulação de convidados e fluxo de serviço para que tudo fique perfeito. Escolho o mobiliário adequado ao tipo de festa e mostro algumas opções modelos e orçamentos. Depois dessa fase concluída começo a trabalhar em croquis, apresento alguns desenhos onde o casal consegue visualizar como será a decoração, cor, estilo e todos os detalhes. Escolhemos também a paleta de cores que iremos trabalhar nos tecidos e  nas flores, cores dos bem casados, forminha dos docinhos e todos os objetos decorativos. Faço também o projeto de iluminação cenográfica que também é muito importante. Um mês antes fazemos a prova de arranjos onde os noivos conseguem visualizar as flores, toalhas das mesas e o que iremos utilizar, esse é o nosso último encontro antes de toda execução da decoração do evento, o que tranquiliza muito a noiva que se certifica de que tudo será como ela sonhou.


Encantes – Qual é o perfil do casal que decide casar na praia?

Mara Perez - Por incrível que pareça recebo vários tipos de casais com perfis completamente diferentes, mas na maioria das vezes estão procurando um casamento mais despojado e tranquilo diferente do que fariam na cidade de origem. Uma boa parte quer um casamento rústico chique, mas já fiz casamentos extremamente convencionais.


Encantes – Um casamento na praia é mais fácil decorar pelo fato de ser informal, mais relaxado, ou não?

Mara Perez - Acho que não, pois como na praia não tem muitos locais apropriados para casamentos precisamos trabalhar no projeto completo com planejamento de coberturas, pisos e às vezes até banheiros. É muito comum o local escolhido precisar de uma infraestrutura completa ou adequar à função, por exemplo, um hotel ou restaurante se transformarem em espaço para festa. Tudo isso requer muito planejamento e trabalho. Em contra partida a esse trabalho inicial do projeto de decoração temos o cenário como fundo. O mar, a natureza, a paisagem colaboram muito com o  resultado final da decoração.


Encantes – Quais são os detalhes que as pessoas devem observar quando decidem realizar um casamento na praia?

Mara Perez - Acho que o primeiro cuidado é a escolha do local. Avaliar como fazer um bom PLANO B apropriado para que no caso de chuva ou vento tenha como fazer a cerimônia com o mesmo visual lindo e maravilhoso e que a festa possa acontecer satisfatoriamente com o tempo ruim. 

Encantes - Existem regras para que um casamento na praia seja um sucesso? Por exemplo, a decoração, o traje, a comida...

Mara Perez - Na minha opinião não, respeito muito o sonho... eu  entro no sonho alheio e tento realiza-lo da melhor maneira possível, por isso trabalho com o perfil dos noivos. Os convidados não entenderiam nada se chegassem a um casamento de um casal super formal com uma decoração hip chique...rsrs...ou vice e versa. O sucesso da festa está diretamente ligado à escolha de bons profissionais, uma boa decoração, uma boa comida com serviço perfeito, música adequada e bebida gelada tudo isso no estilo e perfil do casal, aí sim chegamos a uma festa perfeita.

Encantes – Com tantos anos de experiência, você já deve ter visto muitos casamentos bonitos. Qual foi o seu preferido e por quê?


Mara Perez - Que pergunta complicada!!!rsrs..Eu me apaixono por TODOS, dos mais simples aos mais chiques, e os mais malucos também. Todos tem uma história, um caso de amor e ficam guardados no meu coração.  Não seria justo escolher um só. Para mim, o melhor é sempre o último, a paixão mais recente.

Encantes – Conte também qual foi à cerimônia de casamento mais diferente que você decorou?

Mara Perez - A mais diferente é a cerimônia Celta, hoje em dia é mais comum para mim, mas quando fiz a primeira vez estranhei um pouco, pois trabalhamos na decoração com os quatro elementos água, fogo, terra e ar e cores relacionadas ao perfil dos noivos..., enfim bem diferente do convencional, mas muito interessante.


Encantes – O fato de você ser arquiteta contribui na hora de decorar um casamento, de que forma isso acontece?

Mara Perez - Muito, por causa da minha formação consigo visualizar o espaço como um todo, trabalhar essa parte técnica mais complicada de layout, planta baixa, pé direito. Acho também muito importante o exercício de criação que aprendi na faculdade, por isso, não me permito e estranho muito a cópia, procuro sempre me inspirar, criar e nunca copiar o que para mim é muito feio e muito comum nesse meio de decoração de festas. Entendo que meu trabalho é uma forma diferente de arquitetura, é um projeto efêmero, mas que não deixa de ser arquitetura.


Encantes – Sou super fã do seu trabalho e ficaria muito feliz em ter um desenho seu para ilustrar essa matéria do Blog Encantes, estou pedindo muito?

Mara Perez - Nossa nem imagina como isso me deixa feliz! Muito obrigada Dani por essa oportunidade e por esse elogio, vindo de você que é uma pessoa de extremo bom gosto e inteligente é muito bom para mim.



Leia também: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário