terça-feira, 14 de junho de 2016

10 dicas para aquecer a casa sem aumentar a conta de luz




O inverno ainda não começou, mas avisa isso para o frio que está fazendo nos últimos dias.
Está difícil para dormir porque a cama está gelada e depois sair debaixo dos coberturas para enfrentar mais um dia gelado.
Eu adoro o inverno, considero uma estação muito charmosa. Mas, até eu preciso concordar o charme perde a graça rapidinho quando se está com frio.
As manhãs de sol com temperaturas baixas são comuns na Europa, mas lá os moradores estão preparados para enfrentarem temperaturas rigorosas. Não é o nosso caso.
Por isso, eu fui pesquisar algumas dicas para deixar a casa aquecida no inverno, dicas simples que não vão interferir no valor da conta de luz do final do mês. Afinal, queremos a ideia é aquecer o corpo e não morrer do coração, certo?

No site Noctula Channel encontrei algumas dicas super legais e fáceis de seguir para manter a casa bem quentinha sem desperdiçar energia.
1 – De manhã abre as cortinas e as persianas para entrar o sol e aquecer a casa:
O vidro das janelas permite que a luz entre, mas não deixa que volte a sair. À medida que entra na divisão e reflete nas paredes e nos móveis, a luz transforma-se em calor, calor grátis!
2 – À noite use cortinas grossas e feche as portas e janelas para manter o calor dentro de casa:
Quando a luz desaparece, as janelas tornam-se no inimigo! O calor escapa rapidamente por vidros simples, comuns em casas mais antigas. Para evitares que o calor desapareça depois do sol se pôr, fecha as portadas e corre os cortinados grossos.
3 – Coloca tapetes no chão:
Não há nada mais desagradável do que colocar os pés num chão gelado logo de manhã. Colocar tapetes em algumas zonas da casa cria outra camada de isolamento no chão e mantém os pés quentes.
4 – Coloca fitas adesivas nas portas e janelas:
Colocar fitas adesivas nas janelas e nas portas é uma maneira fácil e barata de impedir que o calor escape. Com esta pequena ação você pode poupar 10 a 15% na conta da luz.
5 – Reverte a direção do ventilador de teto:
Se você tem ventilador de teto, deve alterar a maneira como as pás rodam para o sentido dos ponteiros do relógio. Esta ação faz com que o ar quente seja empurrado para baixo.
6 – Veste uma camada de roupa extra:

Se você está com frio, veste mais uma camisola antes de aumentar o termostato. Com uma camada extra de roupa vai aquecer muito mais rápido do que os aquecedores podem aquecer a casa.
7 – Ingira bebidas quentes:
Quando tomamos bebidas quentes, como chá, café, chocolate quente ou mesmo sopa, a temperatura do corpo sobre rapidamente.
8 – Prefere fazer pratos no forno:
O calor do forno aquece a casa! Quando os pratos tiverem prontos, deixa a porta do forno aberta.
9 – Faz algum exercício:
Quando fazemos exercício físico, o sangue flui, aquecendo o nosso corpo. Bastam uns minutos para fazer uns abdominais, umas flexões, uns agachamentos ou simplesmente uma caminhada rápida.
10 – Isola os vidros das janelas com “plástico bolha”:
Borrifa a janela com a água e encosta o plástico, ele irá ficar colado todo o inverno, não é preciso cola.
Já se sente mais quente? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário