segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Carelli 90 anos de muita arte

"Sinfonia em Vermelho" - óleo sobre tela, 132 x 160 cm, 2015

Por Isabel Galvanese

Nunca subestime Caraguatatuba! Essa é uma frase que o Carelli , artista plástico, sempre fala com a gente brincando. É que muitas vezes achamos que determinado profissional, ou serviço não tem por aqui, e de repente descobrimos uma pessoa super especialista naquilo que você procura. Já encontrei, incríveis designers, um modelador de formas de gesso, um artesão de ocarinas de cerâmica, um documentarista, e por aí vai… é só ficar atento.


Usei esses exemplos só para dizer que nesse mês de novembro até o dia 4 dezembro acontece uma exposição de pinturas no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), daquelas que a gente acha que só vai ver no MASP ou até no MOMA em Nova York. Isso mesmo, bem pertinho! São 22 telas de grande porte que qualquer foto não dá conta de descrever a incrível sensação de estar no meio de todas aquelas cores vibrantes.
"Floresta" - óleo sobre tela, 180 x 140 cm, 1997

Uma energia pulsante!
A exposição se chama- "Antonio Carelli - 90 anos: ousadia e liberdade de pintar" e tem a curadoria do crítico de arte e professor Dr. ECA/USP, João Spinelli. São telas inspiradas na Mata Atlântica e no mar, algumas bem recentes pintadas em 2016. Sim! Carelli com seus 90 anos continua ativo trabalhando! Além de pintar ele coordena um grupo de artistas, do qual faço parte, que se reúne para desenhar e estudar todas às segundas feiras - O Núcleo Desenho Vivo.
Segundo , João Spinelli, a vida de Carelli pode ser dividida em dois momentos e em duas cidades fundamentais para sua carreira: Paris e Caraguatatuba.
Na França, nos anos 50, conviveu com os mais importantes pintores do século passado ( Picasso, Lhote, Gleises, Severini, Legér, Simon Segal entre outros). Foi em Paris que foi considerado o renovador da tradicional técnica do mosaico pela crítica francesa da época, uma grande façanha destacada pelo Museu Bourdelle.
"Ritmos - Paisagem" - óleo sobre tela, 180 x 145 cm, 2016
Em Caraguatatuba, o mar , as montanhas e a mata atlântica o impressionam e aumentam-lhe o vigor compositivo e a vontade de pintar cada vez mais. Suas cores se tornam mais vivas e sua pintura mais matérica, luminosa e vibrante .
É essa vibração das obras feitas em Caraguatatuba que está nos trabalhos apresentados na exposição que está muito bem montada, com uma iluminação impecável que valoriza ainda mais os trabalhos. Fica na sala principal do MACC que se chama sala "Antonio Carelli", homenagem feita ao pintor quando comemorou seus 80 anos. O MACC é um espaço de exposições importante, sem dúvida o melhor do Litoral Norte de São Paulo.
Se você tiver tempo de visitar a exposição no dia 26 de novembro, às 14h, poderá encontrar o artista. Nesse dia acontece um bate papo com o público, uma boa oportunidade de conhecer o Carelli, sua maneira de trabalhar e pensar a arte.

PS: Todas as imagens foram escaneadas do catálogo da exposição. As fotos originais do catálogo foram feitas por José Valpereiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário