terça-feira, 28 de março de 2017

Um momento emocionante na casa de Zandoná


A abertura do forno de cerâmica é sempre um momento emocionante porque até as peças esfriarem não é possível saber se o resultado será aquele esperado pelo artista.
Não é raro as peças se quebrarem ou surpreenderem com tonalidades diferentes. 
Quando o forno utilizado é abastecido com lenha, as chamas se tornam ainda mais voluntariosas.
Por isso, uma peça de cerâmica, feita de forma artesanal, é sempre exclusiva. Nunca existirá uma igual, parecida pode ser, mas igual nunca!

Repare na tensão no rosto da artista enquanto retira os tijolos de barro para ver o resultado da queima
O resultado é um mistério ainda maior, pois depende da força da natureza, a intensidade com que o vento entra no forno atiçando ou acalmando as labaredas pode interferir no resultado final, assim como o clima ou o tipo de barro.
No final, a peça é metade obra do artista e a outra metade obra da força da natureza e o resultado é um encantamento.

As primeiras peças começam a aparecer
Esse acontecimento foi vivido pela super antenada Renata Giudice, que foi representar a #LojaEncantes no evento que celebrou a abertura do forno da ceramista Zandoná.
Dessa vez, foi dela a responsabilidade de tirar as fotos e também conseguir as informações para que eu pudesse escrever essa matéria.
Quer saber? Ela observou todos os detalhes e arrasou.
Quando chegou a casa de Zandoná, a Renata me contou que percebeu que em cima do enorme forno de barro havia algumas oferendas e ficou curiosa.

Forno de barro e a oferenda à mãe natureza


A artista explicou que no dia da abertura do forno sempre faz uma oferenda para agradecer a mãe natureza.
Ela reúne algumas frutas, água, um punhado de barro com o qual faz panelinhas e decora com Shikimi, uma planta que está sempre verde e que para os budistas, religião praticada por Zandoná, simboliza a eternidade da vida.




Nas fotos você pode ver o sorrisão no rosto da artista enquanto retira as peças do forno, uma por uma, e apresenta o resultado do seu trabalho, do seu suor e da sua arte aos amigos.


Algumas dessas peças você vai poder comprar, em breve, na #LojaEncantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário