quinta-feira, 24 de maio de 2018

A famosa Livraria Shakespeare & Co em Paris



A Shakespeare and Company, em Paris, foi o centro das atenções do mundo literário na capital francesa no início do século 20 e é talvez a livraria mais famosa do mundo.
Ela está localizada na frente da catedral Notre Dame, no prédio de um antigo monastério do século XVI, de frente ao Sena, mas esse não foi o seu primeiro endereço.

A primeira livraria Shakespeare & Co ficava localizada na Rue de L’Odéon e foi fundada pela norte-americana Sylvia Beach, em 1919.
O local reuniu grandes escritores, da literatura anglo-americana, como Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald, James Joyce, entre outros.
Sylvia Beach foi o centro do círculo dessa geração, mas realmente ficou famosa por ter levantado o dinheiro para publicar “Ulysses”, de James Joyce, e ser a sua defensora.

Sylvia Beach, 1920
Em 1941, época da 2ª Guerra Mundial, contam que um militar nazista quis comprar a última cópia de “Finnegan’s Wake”, de Joyce, mas a proprietária da livraria se recusou a negociar com o alemão e escondeu todo o acervo, para nunca mais abrir.


A história da atual Livraria Shakespeare and Company começa, em 1951, quando o norte-americano George Whitman (1913-2011) chega a Paris e abre um sebo chamado Le Mistral.
Ele procura Silvia Beach e compra alguns livros dela para o seu acervo. Mais tarde, em 1964, com a permissão dela, o sebo é rebatizado com o nome de Livraria Shakespeare and Company.
À primeira vista o lugar parece um caos, mas pra dizer a verdade eu achei uma delícia e muito aconchegante.

Livros usados à disposição

Banquinha  da Livraria -  Mais Livros  

O prédio muito antigo tem o teto baixo, com grossas vigas de madeira aparentes, cada centímetro é ocupado por livros e revistas, que ocupam prateleiras que vão do teto até o chão.

Um caos maravilhoso
Uma escada vermelha leva até o segundo andar onde, além de mais livros, havia um piano, que pode ser usado pelos clientes. Tem até um bilhete incentivando a tocá-lo. Enquanto eu estava lá, ninguém se animou a fazer isso, o que achei uma pena.

Será que muita gente já subiu essa escada, será?
Na sala do piano, havia um gato sentado em uma poltrona antiga. Um gato intelectual, sem dúvida!
Neste andar, também tinha uma pia bem pequena, uma cama e, num canto minúsculo, embaixo da escada, uma escrivaninha com uma antiga máquina de escrever.
A Shakespeare & Co de Paris não é uma livraria comum. Na época de George Whitman, ela passou a ser um local de referência para aspirantes a escritores que chegavam a Paris em busca de fama e sem dinheiro para hospedagem e comida.

A foto que me valeu uma bronca, rsrs
Os chamados “tumbleweed” podiam dormir ali, mas tinham que obedecer algumas regras como ajudar no trabalho da livraria e ler um livro por dia.
Dizem que Whitman administrava o negócio de forma amadora, não aceitava cartões, deixava-se roubar e confiava as finanças aos seus hóspedes.
Atualmente, a Shakespeare & Co é administrada pela filha de George, Sylvia Beach Whitman, nome dado em homenagem à fundadora da livraria.


Vista da porta da livraria. No fundo, a catedral de Notre Dame

Café Shakespeare and Company
  Jovens escritores ainda podem dormir e escrever ali, mas são pessoas geralmente selecionadas com antecedência. Além disso, hoje a Shakespeare and Company tem um site, uma loja virtual e até um café.
A livraria respira os ares dos novos tempos, mas mantém o mesmo charme. Quando for a Paris não deixe de visita-la.
Já aviso que é proibido tirar fotos, óbvio que eu não resisti como você está vendo, mas levei uma bronca por isso.

Rua charmosa ao lado da livraria

Endereço: A Shakespeare and Company fica na 37 rue de la Bûcherie, 75005, em Paris. O horário de funcionamento é das 10h às 22h, todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário