segunda-feira, 21 de maio de 2018

Panteão de Paris: onde os grandes da pátria repousam




Para muitos passear em cemitérios e mausoléus parece macabro, mas se você estiver em Paris pode querer rever esse conceito, ainda mais se estiver de frente para o prédio do Panteão, uma construção grandiosa.
O prédio está localizado em frente à Universidade Sorbonne e próximo ao Jardim de Luxemburgo. Lembro o dia em que o vi pela primeira vez. Eu estava caminhando sem eira e nem beira pelo bairro do Quartier Latin e de repente ao virar uma esquina...Uauuuu!
Daquela vez, eu não cheguei a conhecer o interior do prédio, mas fiquei muito impressionada e curiosa para saber como era o seu interior.


O Panteão foi construído a mando do rei Luiz VX em homenagem a Santa Genoveva, a padroeira de Paris, que é invocada sempre em ocasiões de grandes calamidades.
A obra foi concluída em 1790 e a sua arquitetura imponente – com grandes colunas e o enorme domo central que dá para ver por toda a cidade – era para rivalizar com a basílica de São Pedro, em Roma.


Assim que entramos, observamos um salão enorme com o teto muito alto.
Nas paredes ao redor, ficam os painéis com pinturas que contam a história da padroeira e algumas esculturas.


Durante a minha visita, o famoso pêndulo de Foucault – conhecido por ser a prova material do movimento da terra, não estava exposto no Panteão.
Ele foi instalado na cúpula deste prédio em 1851, com autorização de Louis Napoléon Bonaparte, que era amante de ciências e história. Será que retiraram para alguma reforma, será?  


No sub-solo do Panteão ficam as criptas, com os túmulos das grandes personalidades francesas, como Alexandre Dumas, Victor Hugo, Voltaire, Rousseau, Èmile Zola, Marie Curie, Louis Braille, entre outros.
 
"Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram" (Frase de Voltaire)
As criptas estão dentro de salas, que ficam dos dois lados de um corredor. 


No final deste corredor, há uma sala para descansar e assistir aos filmes que mostram como foi o velório dessas personalidades.


O Panteão abre diariamente das 10h às 18h e o ingresso custa 9,00 € para maiores de 17 anos (menores não pagam).

Dia de Chuva - Vista do lado de fora do Panteão


Nenhum comentário:

Postar um comentário