quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Mais um ponto para a Arte




A cidade de São Sebastião ganhou, nesta noite, mais um espaço de exposição, a Galeria Luciano Fragoso, na Escola Municipal da Topolândia, em São Sebastião.
A iniciativa é mais do que um projeto, representa um propósito de vida para o professor Emanuel Araújo e a artista plástica Bernadete Lourdes Silva. 
Eles ocupam as salas que não estão sendo usadas nas escolas e transformam em espaços lúdicos, inspiradores e ainda aproximam artistas da região dos alunos.
Como diz a Bernadete: “A cultura permite uma visão melhor do mundo".

A exposição apresenta um conjunto de obras que fazem parte do acervo do patrono da Galeria, Luciano Fragoso.

Eu e o apreciador das artes, Luciano Fragoso

Foram selecionados quadros que representam os artistas das quatro cidades do Litoral Norte.
Foi assim que uma turma de feras das artes plásticas, como Edson Macedo da Costa, Sandra Mendes, Antônio Carelli, Benjamim Gonzales, Zé Paulo, Isabel Galvanese e Antônio Vitor se reuniu dentro de uma sala de aula, mas não uma qualquer!
Para que essas obras pudessem ser expostas com todo respeito que os seus criadores merecem, a dupla Bernadete e Emanuel, a diretora e coordenadora da escola – Goretti e Paula, assim como alunos e mais um porção de gente trabalhou muitas horas, dias e noites.

A turma que faz acontecer!
Com união, perseverança e, sobretudo, muito amor aos alunos e à arte, uma simples sala de aula ganhou iluminação adequada, pintura e ares galeria!
O patrono da galeria, Luciano Fragoso, veio morar em São Sebastião, em 1980, para trabalhar como médico na costa sul. 
“Um dia parei na pracinha, em frente à Câmara, e tive a ideia de fazer uma galeria “Arte no Litoral.”
O amor pelas artes, Luciano conta que veio da convivência com um tio, que era critico de arte e foi casado com a Patrícia Galvão (Pagu) e das visitas as Bienais.
Hoje, ele possui um dos maiores ( se não, o maior) acervo de artes do LN.


Essa não é a primeira galeria aberta pela dupla Emanuel e Bernadete. A primeira foi na escola Cynthia Cliquet, na Enseada. Um tremendo sucesso entre os alunos, pais e professores.
A iniciativa deu tão certo que ultrapassou os portões da escola, ganhou mídia e agora está sendo multiplicada para outras escolas.
Esse projeto é uma inspiração para todos que acreditam no poder das artes para inspirar pessoas a transformar o mundo em um lugar para humano.
Eu fiquei muito feliz com o que vi nesta noite e torço para que sejam abertas muitas galerias nas escolas. Parabéns aos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário