segunda-feira, 6 de maio de 2019

Um passeio de bicicleta na capital do Peru



Um ótimo jeito de aproveitar a manhã de sol durante a visita a Lima é com um passeio de bicicleta pela orla do mar. Nós alugamos duas bikes, no bairro de Miraflores, por 2 horas e pagamos 40,00 soles. A ciclovia de Lima não é perfeita, em alguns pontos ela se transforma em ciclofaixa e precisamos dividir espaço com os veículos, atravessar ruas movimentadas e andar pelas calçadas (ops!), mas a maior parte do circuito é bem tranquila e o visual do mar é sensacional.
Começamos o passeio pelo charmoso bairro de San Isidro, onde passeamos de bicicleta pelo Parque El Olivar, declarado Monumento Nacional Peruano em 1959.


Conta a história que, em 1560, Antonio de Rivera trouxe as primeiras plantas de oliva de Sevilla, na Espanha, mas apenas três sobreviveram. 


Quando o Peru deixou conquistou sua independência, em 1821, havia perto de 3 mil oliveiras neste parque, mas... como um gesto de despedida para sua antiga colônia, alguns espanhóis cortaram e mutilaram algumas árvores.


Ainda hoje dá para ver a lesão nas árvores mais velhas do parque.
Hoje há algo em torno das 1,6 mil oliveiras e tornam o Parque El Olivar um lugar muito especial, perfeito para descansar uma hora ou mais no meio da manhã ou no meio da tarde.


Após sairmos do parque, pegamos a ciclovia que serpenteia à orla do mar, onde estão alguns dos principais pontos turísticos de Lima.



Entre eles, o Farol da Marina, ativo de 1900, é um dos mais famosos e visitados do país.


Outro lugar, o meu favorito, foi o Parque Del Amor, um ponto de encontro de casais apaixonados.  
Ele foi fundado em 1993 e, bem no centro, tem uma escultura gigantesca chamada “O Beijo”, do artista peruano Victor Delfin, que possui 12 metros de comprimento e 3 metros de altura.


Ao redor do parque estão os  jardins repletos de flores, além de muros e bancos decorados com mosaicos, onde as pessoas se sentam para olhar o oceano Pacífico.


Pertinho dali tem vários quiosques, onde as pessoas sentam para olhar o mar ou esperar o pôr- do- sol.


Antes de ir embora, vale a pena conhecer o Larcomar, um shopping à céu aberto, com lojas e restaurantes sofisticados.
Ele fica localizado na beira de uma falésia, uma vista deslumbrante para o Oceano Pacífico.


Mesmo se não estiver com ânimo para compras, vale a pena ir até, provar um picolé de Lucuma ou qualquer outra fruta típica do Peru e assistir o sol se despedindo no mar.


Reserve uma noite para conhecer o bairro de Barranco, conhecido pela sua vida noturna animada.


Lá tem barzinhos com músicas, lojinhas hipadas, barraquinhas de artesanato e lugares românticos, como a Ponte dos Suspiros. Vale a pena conhecer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário