quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Águas Calientes: última parada antes de Machu Picchu

Há pelo menos duas maneiras de chegar a Águas Calientes, a porta de entrada à Machu Picchu, uma delas é caminhando por uma trilha e outra é ir de trem.
Nós pegamos o trem da companhia Perurail Vistadome, na estação de Ollantaytambo, às 15h37.
A viagem até a estação de Águas Calientes durou cerca de 2 horas.

O nosso trem era da classe econômica, mesmo assim o preço da viagem é meio assustador, U$ 108,00 dólores, ida e volta.
Não é uma viagem barata, pelo menos para os preguiçosos que não querem caminhar, assim como eu.

Durante a viagem foi servido um pedaço de bolo, mas para dizer a verdade não era nada de mais.
O trajeto acompanha o curso do rio Urubamba (Vilcanota), de águas escuras e violentas e passamos por alguns vilarejos.

À chegada a estação de Águas Calientes foi meio caótica, ainda bem que havia um funcionário do hotel nos aguardando. Havia muita gente na estação aquela hora.

Além disso, há um mercado de artesanato bem ao lado da estação, o que complica um pouco a passagem.
Nós ficamos hospedados no Hotel Tierra Viva, localizado em frente ao rio Urubamba, com todo conforto que a modernidade é capaz de proporcionar.

Mas..., depois de ficar hospedada nos charmosos hotéis El Albergue (Ollantaytambo) e Unaytambo (Cusco) eu estranhei chegar tão próxima de Machupicchu e ficar em um local sem personalidade.
A cidade de Águas Calientes cresceu a partir da chegada dos turistas que queriam visitar Machu Picchu. Ou seja, é uma cidade dormitório.

Após deixar a bagagem no hotel, fomos passear pela cidade e chegamos a pracinha central, onde tem a estátua do imperador inca, Pachacutec (olha ele aí de novo!).

Em seguida, fomos comprar o tícket do ônibus que nos levaria na manhã seguinte até a montanha de Machu Picchu.

Compramos o tícket na Consettur e pagamos U$ 24 dólares (ida e volta). Lá é preciso agendar o horário da subida, sendo que a primeira sai às 5h30.

Em seguida fomos jantar no restaurante Incontri, que serve uma pizza maravilhosa, por um preço justo.

Se o preço do trem até Águas Calientes é caro, a hospedagem e a alimentação são bem democráticas. Tem preços para todos os bolsos. De hotéis 5 estrelas até pequenas hospedarias. Lugares vendendo lanches e espetinhos até restaurantes incríveis.

Aproveite esse dia na cidade para se preparar para o grande dia: a visita à Machu Picchu.
Se abasteça com alguns suprimentos como água e barrinhas de cereal.
Porém, evite carregar muita coisa na mochila porque vai pesar na hora de subir a montanha. Aproveite também para descansar porque o dia seguinte será longo!
O próximo post vou contar sobre a chegada à Machu Picchu.