terça-feira, 9 de agosto de 2022

Passeio de veleiro de Paraty até o Saco do Mamanguá

A cidade de Paraty (RJ) encanta por sua beleza singela, as ruas de pedras e os lampiões com luzes amareladas dão um ar romântico ao conjunto de casarões coloniais e igrejas de séculos passados. 

Festa de Santa Rita - procissão nas ruas de Paraty


O que eu mais gosto de fazer quando visito a cidade é passear pelas lojinhas de artesanatos, principalmente de peças indígenas.  Também visito o ateliê da francesa Aurora em busca de tecidos bonitos e únicos. 

Claro, visito as livrarias, recentemente abriu uma muito charmosa na rua principal, com um bom acervo de livros de artes e literatura brasileira, e nunca vou embora sem comer um doce vendido nos tradicionais carrinhos de mão. Eu nunca fui à outra cidade onde os doces eram vendidos dessa forma, ir até Paraty e não provar um deles é quase pecado.

Desde 2003, ocorre a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).  A cidade fica uma loucura, se você não curte o burburinho em volta dos livros é bom evitar. Eu adoro!

Veleiro Bicudo, do casal Bruna e Takeo

A última vez que visitei Paraty, eu fiz um passeio de veleiro até o Saco do Mamanguá, localizado no bairro Paraty- Mirim. O mar estava calmo e, com o vento fraco, a viagem demorou 2h30. 

Minhas irmãs Bruna, Fernanda e eu



Passeio de Veleiro

Nosso objetivo era curtir o caminho e apreciar a natureza ao redor, mas é possível chegar ao vilarejo mais rápido. Se informe com os barqueiros atracados no cais de Paraty.  


Nós havíamos planejado dormir no veleiro, na última hora mudamos de ideia ao conhecer a Pousada Pão de Açúcar Mamanguá, os quartos eram limpos e confortáveis.  E havia internet (ô vício!). 

Em frente a pousada tem um camping, onde conhecemos uma turma que estava fazendo expedição de canoa havaiana. Na hora marcada, a dona Gracinha preparou a janta para nós, postas de peixe frito, arroz, feijão e farofa. É preciso avisar com antecedência e estava perfeito.  



No dia seguinte, durante o café da manhã, conheci o Seu Orlando, um velho marujo muito simpático, que compartilhou as suas aventuras no mar. Eu poderia ter conversado com ele o dia inteiro, mas precisei me despedir logo porque a turma que estava comigo quis fazer a trilha até o Pico do Pão de Açúcar.   


O caminho não é fácil, são 485 metros de altura a serem percorridos em apenas 1.4 km, o que torna o percurso extremamente íngreme. 


Eu não pratico esportes e consegui fazer a trilha, então, se esse é o seu caso não desanime! A vista lá de cima compensa todo o esforço e as dores no corpo no dia seguinte. É um cenário de sonhos. 

Quando me despeço de Paraty sempre fico com a sensação de não ter visto tudo, há muitos detalhes históricos e pequenos bistrôs gastronômicos em ruelas encantadoras. Por isso, volto com prazer sempre que posso.  


 

Um comentário: