terça-feira, 20 de setembro de 2022

Viagem de carro econômica por 9 cidades charmosas e românticas


Eu vou contar sobre uma viagem de carro que eu fiz por nove cidades do sudeste (Vale do Paraíba (SP), Rio de Janeiro e Minas Gerais), cada uma com o seu charme, em comum a beleza natural, trilhas que levam a cachoeiras incríveis e ótima gastronomia. Esse é um roteiro econômico e surpreendente, aproveite as dicas para programar a sua viagem. 


A minha viagem começou em São Luiz do Paraitinga (SP), cidade que possui um conjunto arquitetônico, com mais de 450 imóveis, declarados como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN.
Nós ficamos hospedados na Pousada Araucária, lugar muito agradável, cercado por árvores e com uma linda vista da montanha.


No primeiro dia, eu fui conhecer o centrinho da cidade e almocei no Restaurante Sol Nascente, em frente à Capela Nossa Senhora das Mercês.


Pertinho dali, fica a Sorveteria Paraitinga, experimentei o sabor de queijo com goiabada, tinha até pedacinhos de queijo.


No 2º dia da viagem, nós fomos até Cunha (SP), cidade conhecida como a terra da cerâmica. 


Seguimos direto para o ateliê da Mieko e do Mário, onde conhecemos o famoso forno Noborigama e compramos algumas peças incríveis. 


Cunha também oferece outros passeios, como a trilha até a Pedra da Macela, de onde é possível ver toda a baía de Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e a Serra do Mar.


Lá também fica o Lavandário, uma plantação de lavandula, alecrim, verbena, gerânio e manjericão, que remete aos ares provençais do sul da França. Mas, atenção: fecha as quartas-feiras. 
Nós almoçamos no restaurante Ateliê da Cerveja - Caminho do Ouro, além de uma vista linda, a comida é delícia. Aproveite para experientar as cervejas.  


De Cunha seguimos para Penedo (RJ), a principal colônia finlandesa do Brasil, onde ficamos hospedados na Pousada Rainha da Mata, o quarto é amplo e o atendimento muito simpático. 
Nós visitamos o Camping Clube do Brasil, com diversas cachoeiras. 


O dia seguinte amanheceu chovendo e fomos passear na cidade, a arquitetura dos prédios torna o centrinho muito charmoso, comprei patês de truta para toda família.


A próxima parada foi em Visconde de Mauá (RJ), situado na parte alta da Serra da Mantiqueira, a viagem foi um pouco cansativa porque a estrada era cheia de curvas. Foi um alívio quando chegamos a Pousada Xai Mauá, o quarto tinha uma jacuzzi e lareira a lenha. Muito romântico.


Nesta noite, fomos para Maringá. Você sabia que essa cidade é cortada pelo rio Preto, dividida entre Rio de Janeiro e Minas Gerais? São duas vilas, com lojinha e restaurantes. 
Nós jantamos no Marioca Bistrô próximo ao rio. Eu pedi risoto de cogumelos (estava delicioso!) e provamos a cerveja artesanal, com nome do restaurante.


Um dia foi pouco para conhecer a cidade, decidimos estender nossa hospedagem. Na manhã seguinte, fomos às cachoeiras do Escorrega e do Macaco, no Parque Nacional de Itatiaia, na região do Maromba.


Após o banho de cachoeira, nós almoçamos no Restaurante Gosto com Gosto, na vila de Visconde de Mauá, especializado em comida mineira. Nós provamos o trio de linguicas: frango, porco e cordeiro e a mandioca frita, especialidade da casa. O ambiente é muito agradável, a comida saborosa, vale a pena conhecer.


 A nossa viagem continuou rumo à Minas Gerais, após três horas, grande parte do percurso por estrada de terra, chegamos em Caxambu (MG)


Nesta cidade, aproveitamos para passear pelo Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães, o maior complexo hidromineral do mundo, com 12 fontes de água mineral das mais variadas propriedades químicas. É um passeio muito agradável, com um lindo jardim e um lago com pedalinhos.


Nós visitamos diversas fontes, entre elas, a Dom Pedro, que é tônica e digestiva; Leopoldina, boa para o fígado e intestino; e a Conde D’Eu e Dona Isabel, ferruginosa, indicada para anemia. 
 

Almoçamos no Restaurante Coreto, comida por quilo, simples, fogão a lenha, o espaço é agradável. 
Continuamos a viagem e passamos por Piranguinho, capital do Pé de Moleque. Compramos doces para família e amigos.
Finalmente, chegamos à cidade de Gonçalves, por volta das 19h. Nós ficamos surpresos com a falta de sinal de internet e telefone.  


Ficamos essa noite na Hospedaria Vila Khepri, localizada na rua principal, simples, muito limpa e com preço justo. A noite fomos jantar no Quintal da Bel, um lugar muito charmoso.

No dia seguinte, fomos tomar café na Padaria São Francisco, a broa de milho tinha acabado de sair do forno, um cheio maravilhoso.


Antes de irmos embora, fomos até a Cachoeira do Simão, pertinho da cidade e fácil acesso. A água estava incrivelmente gelada!


Na volta almoçamos no Restaurante ao Pé da Pedra, prato pronto: arroz, feijão ou tutu, couve, bolinho de batata, mandioca, farofa e mistura, eu pedi a linguiça artesanal. Serve salada de entrada.


O restaurante fica entre a Pedra Xanfrada e a Pedra do Forno, a comida é feita com produtos orgânicos e tem um lindo visual. Em outro post, eu vou dar mais dicas de passeios em Gonçalves.


Nossa próxima parada foi em São Bento do Sapucaí , onde almoçamos no Restaurante Pé da Pedra e visitamos a Cachoeira das Sete Quedas.


Ainda fomos conhecer o Pico do Agudo, em Santo Antonio do Pinhal, onde assistimos ao pôr- do- sol.


Nossa última parada foi em São Francisco Xavier (SP), cidade com um centrinho charmoso e ótimos restaurantes. 


No total, ficamos uma semana na estrada. Se você gosta de viajar de carro, aproveite as dicas e comece a planejar os seus passeios. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário