quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Deu ruim ou deu bom? Eis, a questão


Ao entrevistar a jornalista Priscila Siqueira no Podcast Pé de Livro, da Revista Juçara, eu me lembro de ouvi-la dizer que somos todos “um” porque estamos juntos no mesmo planeta e precisamos aprender a conviver até com aqueles com quem discordamos.

Isso me fez pensar se foi sempre tão difícil a convivência entre as pessoas e se apenas eu acho que a humanidade corre sério risco de se auto-eliminar.

Então, passei a refletir sobre o passado, quem me conhece sabe o quanto eu gosto de História, pensei em momentos cruciais em que a HUMANIDADE foi colocada à prova.

O massacre dos povos originários, a escravidão, holocausto, as guerras que ainda continuam e levam à morte milhares de inocentes.

Neste ponto, eu refleti sobre as guerrilhas que acontecem todos os dias nas periferias, deixando um rastro de sangue de gente jovem e, na maioria, de cor preta.

Quando leio sobre isso, fico em dúvida se o aprendizado do passado serviu para alguma coisa, se hoje somos seres humanos melhores ou apenas aprendemos um jeito de esconder nosso lado mais cruel, com um verniz social.

Não gosto de terminar os meus textos de um jeito triste e não vou fazer isso hoje, quando os raios de sol se esforçam para atravessar as nuvens, iluminar e aquecer a terra.

Digo pra mim mesma: - Eu não desisti da humanidade, ainda sou capaz de sentir e me indignar com as dores do mundo e tenho boas razões: meus filhos – jovens com muitos sonhos e convicções - que me dão esperança.

Ao vê-los, sinto em meu coração que ainda há muitas razões para acreditar no futuro. Que a paz esteja com todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário