sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Espaço do Artesão


O artesanato é a forma mais rica de expressão da cultura caiçara. As peças possuem uma beleza singela e, na maioria das vezes, são confeccionadas com produtos encontrados na natureza. O Espaço do Artesão, em Ilhabela, reúne peças de mais de 40 artistas e tem muitos trabalhos interessantes. 
Entre eles, o que me chamou a atenção foram as arandelas feitas com talisca e fibra do coqueiro, criadas há 3 anos pelo artesão Laudelino Ferreira Pinto, conhecido por Lao, que se aposentou em Santos e resolveu se mudar para Ilhabela pensando em curtir a vida.
Quando estive no local, achei o trabalho dele tão interessante que decidi visita-lo em seu ateliê.
O Lao contou que hoje tem peças até na Alemanha. “O artesanato iluminou o meu caminho e acabou com o meu sossego”, disse brincalhão.




A grande incentivadora de sua arte é sua esposa Célia de Abreu Pinto, que também é artesã, e confecciona bolsas com filtros de café usado, que recebe de doação de amigos e restaurantes.

Na verdade foi ela quem primeiro começou a fazer artesanato na família, arte que aprendeu desde cedo com o pai, pescador que adorava fazer barquinhos com caramujos.
As bolsas são decoradas com diversos materiais como a fibra do coco, sementes, folhas trituradas e retalhos.


Minha bolsa, linda!

Adivinha se consegui ir embora sem comprar uma bolsa? Claro, que não!

A minha bolsa já passou poucas e boas, mas continua linda demais. Faz o maior sucesso.

Espaço do Artesão – Ilhabela
Rua Dr. Carvalho, nº 80 – Centro
Tel: (12) 3896-5161
E-mail: www.espaçodoartesaoilhabela.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário