quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Gulero: Charme francês na praia


Restaurante Gulero, em Juquehy

O restaurante Gulero está localizado numa casa de 1867, a mais antiga do bairro de Juquehy, na costa sul de São Sebastião, totalmente reformada, mas que ainda conserva as características caiçaras, como a telha feita na época dos escravos.
A entrada do restaurante dá em um hall cercado por plantas nativas, onde nas noites quentes de verão são colocadas as mesas e cadeiras e acesas velas perfumadas. Tudo sob a olhar atento da lua. O Gulero traz o frescor do campo para a praia.
A melodia suave dá o toque francês a casa, que depois se repete na apresentação dos pratos e na escolha das iguarias. O aroma perfumado do pão de ervas assando no forno é outro detalhe que nos remete a um lugar cheio de charme e sofisticação.
O restaurante existe há cinco anos e se mantém fiel a sua proposta de levar sofisticação para os turistas que visitam a praia, que gostam de comida contemporânea com um toque francês.
O cardápio é enxuto e muda a cada dois meses. Além de sempre oferecer opções de pratos diferentes para a freguesia fiel, a Casa procura oferecer iguarias típicas de cada época do ano, para garantir a qualidade da comida.

 Brandade de Bacalhau com Galete de Batata e Aipim e Creme de Parmesão

A carta de vinho, com 60 rótulos, e a cachaça mineira são outros atrativos do restaurante, que esse ano apresenta uma novidade: uma boutique com roupas femininas e descoladas. Quem for ao Gulero deve se preparar para uma viagem inesquecível pelo reino do aroma, do visual e, acima de tudo, do paladar. Para começar peça de entrada “Brandade de Bacalhau com Galete de Batata e Aipim e Creme de Parmesão”, uma iguaria muito delicada e com visual refinado.
Continue e escolha entre dois pratos especiais, “Arroz de Pato com Banana da Terra e Molho de Tangerina”ou “Robalo com risoto de shitake e molho de azedinha”.
Para encerrar com chave de ouro peça o mix de sobremesa do Gulero, com suflê de goiabada e calda de catupiry, petit gateau, tortas de damasco e de banana da terra, sagu de tapioca com doce de abóbora com coco, cuca de banana, entre outros. 
Arroz de Pato com Banana da Terra e Molho de Tangerina



Robalo com risoto de shitake e molho de azedinha


Mix de Sobremesa

Receita: Petit gâteau
Ingredientes:
300 g de chocolate meio amargo picado
250 g de manteiga
80 g de xarope de glucose (não use glucose de milho com açúcar invertido)
300 g de ovos
110 g de gemas
130 g de açúcar
20 g de essência de baunilha
1 g de sal
80 g de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Confira aqui passo a passo a receita!
Preaqueça o forno à 220ºC (alto). Unte as fôrmas com manteiga e cacau em pó. Numa tigela refratária, coloque o chocolate picado, a manteiga e a glucose. Leve ao fogo em banho-maria até derreter e misturar bem. Se preferir, derreta no microondas por 2 minutos, parando na metade do processo para mexer. Em outra tigela refratária, leve os ovos, as gemas e o açúcar ao banho-maria e misture bem com uma espátula até a temperatura de 60ºC. Se você não tiver termômetro, coloque o dedo dentro da mistura. Estará na temperatura certa se você não conseguir ficar mais do que 10 segundos. Misture, então, a baunilha e o chocolate com a manteiga e a glucose aos ovos. Incorpore a farinha e deixe a massa descansar por 10 minutos. Encha as fôrmas e leve ao forno por 4 a 5 minutos. Retire o petit gâteau do forno, aguarde 1 minuto e desenforme.

 Dicas:
 Medidas:
1 ovo médio pesa cerca de 50 g
1 clara de ovo médio, entre 30 e 33 g
1 gema de ovo médio, entre 18 e 20 g

Serviço:
Restaurante Gulero
Av. Mãe Bernarda, 271
Bairro de Juqueí – São Sebastião
Tel: (12) 3863- 1397
Funciona de quinta e sexta, das 18h às 24h e, de sábado e domingo, das 13h às 24h
Tem estacionamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário