quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Manacá – O eterno jovem de Cambury


O restautante Manacá, que está situado no bairro de Cambury, costa sul de São Sebastião, há muito tempo é um grande sucesso. O local é cercado por plantas como bromélias e orquídeas, uma inspiração do paisagista Gil Fialho, e possui uma decoração rústica, muito brasileira. O clima é intimista, conquistado graças a iluminação indireta e a música agradável.
Quando visitei o restaurante achei difícil imaginar que o local já foi um dia uma pequena casa, muito simples, onde uma galera alternativa se reunia para tomar o café da manhã.


Hoje o Manacá é um dos restaurantes mais famosos do Estado de São Paulo e atrai um grande número de celebridades, uma delas foi a top model Gisele Bundchen.
O responsável por todo o sucesso é o proprietário Edinho Engel, um ex-produtor de peças de teatro, que um dia resolveu trocar a capital paulista por uma vida mais saudável na praia.
Um dos segredos é o atendimento ao cliente. O Manacá mantém o ano todo a equipe de 36 funcionários bem treinados, que passaram por cursos de especialização e trabalham em forma de cooperativa.


Aliás, a Casa é percussora na formação de mão-de-obra especializada e também foi a primeira a apostar na alta gastronomia como um diferencial desta região da cidade. Hoje o bairro de Cambury se transformou num reconhecido pólo gastronômico.
Há cada verão, o Manacá renova o cardápio e sugere novos pratos.
Um grande sucesso entre os clientes do Manacá é o “Prato dos Pescadores”, que reúne vários tipos de frutos do mar, com um leve tempero de ervas. “A proposta é possibilitar que o cliente possa experimentar o sabor de cada fruto do mar”, explica Engel.


Receita: Prato dos pescadores

Rendimento: 1 porção (525 g)

Tempo de preparo: 10 min.
Tempo de cozimento: 10 min.

Ingredientes:

75g Abobrinha rodelas grelhadas (3 a 4 rodelas)
55g Berinjela rodelas grelhadas (3 a 4 rodelas)
145g Tomate inteiro grelhado (1 un.)
40g Polvo cozido
15g Vieira
15g Marisco pré-cozido
135g Lula .
10g Alho picado em óleo
15g Manteiga
180ml Vinho branco seco
10g Manjericão, tomilho e alecrim picados
Sal, limão e pimenta do reino a gosto
40g Brócolis cozidos
75g Batata cozida cortada ao meio
95g Camarão rosa médio inteiro grelhado

Modo de preparo:

Grelhe as lulas, os camarões e os legumes na chapa.
Refogue os outros frutos do mar na manteiga com alho. Tempere com sal e pimenta do reino e junte o vinho branco para deglaçar, misture as ervas picadas o brócolis e sirva junto com os legumes e os camarões grelhados.

Serviço:
Restaurante Manacá
Local: Rua do Manacá, 102
Bairro de Cambury – São Sebastião
Tel: (12) 3865- 1566





Nenhum comentário:

Postar um comentário