terça-feira, 21 de agosto de 2012

Adoro Maquiagem e você?

Texto de Miriam Freitas

Adoro maquiagem, aliás, sempre gostei desde que me conheço como menina e mulher. 
Lembro que minha mãe não era adepta a maquiagem e, por isso, nem tinha tanta, mas isso não seria problema para uma menina que tinha muita criatividade. Pois bem, na falta de batom, usava o merthiolate. É, não se assuste, pegava o merthiolate sim e passava nos lábios, como se aquilo fosse à coisa mais natural do mundo... (risos). O único problema era tirar o merthiolate da boca, porque não saia nem com reza brava. Mas vamos ao que nos interessa realmente.
Minha amiga Daniela Carvalho ao saber dessa minha adoração por maquiagem me convidou para dar algumas dicas para vocês. Gente é preciso dizer que minhas dicas não serão técnicas, muito menos profissionais. É apenas um conhecimento adquirido por curiosidade, por longa data de uso, procurando sempre aperfeiçoar e seguindo algumas dicas de profissionais gabaritados na área.
Uma das maiores dúvidas da maioria das mulheres está na escolha das cores das maquiagens que possam combinar com as tonalidades de suas peles, tanto das bases, pó compacto e sombras. Eu também já apresentei bastante dúvida quanto a isto. Porém, não sou muito adepta as bases e só uso pó compacto quando minha pele está muito brilhosa, pois, o pó tem por finalidade, além de uniformizar dar um aspecto aveludado à pele, cobrindo as imperfeições (efeito que algumas bases também oferecem).
Os grandes maquiadores denominaram as peles em duas cores, cujos nomes eles classificam de Pele Prateada, aquelas mais claras que ficam avermelhadas quando expostas ao sol e Pele Dourada, aquelas que facilmente se bronzeiam e não ficam avermelhadas na exposição ao sol. Para esses tons de pele a minha dica é a seguinte:

Pele Prateada: Por se tratar de uma pele clara ela pede uma base clara, rosada ou média clara, o blush rosa também fica perfeito. As cores de sombra que mais combinam são: o prata, rosa, vinho, berinjela, azul, fúcsia (pink, uma tonalidade de rosa com violeta). Porém, todas as cores estão liberadas a você que tem este tom de pele, porque acreditar em seu bom gosto já lhe dá autonomia para ousar.

Pele dourada: Costumo dizer que a pele dourada vai bem com todas as cores, porém, o cuidado está em não exagerar. Mas se você não quer errar pode apostar com tranqüilidade nessas cores: o marrom, bege, marfim, laranja, vermelho e terra. Essas cores são as que mais combinam com certeza, mas não se privem de ousar e apostar em outras tonalidades.

É bom lembrar que sempre antes de começar qualquer maquiagem é necessário tonificar e limpar bem a pele. Esses cuidados são essenciais para obter um bom resultado. Agora que você consegue identificar a cor de sua pele fica mais fácil em escolher a cor do corretivo, base e pó.
É interessante que a cor do corretivo seja sempre mais claro que o tom da sua pele para cobrir as olheiras, espinhas e manchas. Observe com cuidado, esse tom é apenas um pouco mais claro, do contrário poderá dar um efeito pálido em sua pele. Após o corretivo aplique a base em todo o rosto indo à direção das laterais do rosto e descendo até o pescoço.
Esse procedimento é essencial para uniformizar a pele, mas caso você não tenha o costume de passar a base (assim como Eu!), não tem problema, passe para o próximo passo.
A base é uma maquiagem feita para quem tem muitas imperfeições na pele, ou mesmo algumas espinhas. Você pode finalizar com o pó compacto, para dar o acabamento e tirar o excesso de brilho do rosto, conforme já havia citado. Exemplificando vamos ao passo a passo:

1º. A FACE

Comece aplicando o corretivo, no tom de sua preferência, (atentando-se para as dicas supracitadas), ao redor dos olhos e para esconder pequenas imperfeições. Aplique a base, finalizando com acabamento em pó para uma pele impecável. Conforme já havia comentado o pó tem por finalidade uniformizar e aveludar a pele do rosto escondendo as imperfeições e tirar o brilho excessivo. Termine ressaltando as bochechas com o blush.

2º. OS OLHOS



Costumo sempre falar para minhas amigas que não consigo viver sem meu lápis preto, minha máscara de cílios e meu batom, são itens básicos e que não podem faltar em meu nécessaire, pois os olhos, assim como a sobrancelhas contribuem fielmente na expressão do rosto. Para ter esse efeito você não precisa carregar na maquiagem dos olhos, basta passar um corretivo, caso tenha olheiras. Depois com lápis preto, passe rente os cílios inferiores se você tiver os olhos grandes pode delinear a parte interna inferior e superior. Aplique o tom prata em toda a pálpebra móvel para um leve toque de cor. Use o tom azul médio para definir a pálpebra e o canto externo do olho. Use o tom branco logo abaixo da sobrancelha e no canto interno dos olhos, para criar um ponto de luz. Por último, aplique o tom azul marinho bem rente aos cílios, delineando o olhar. Finalize aplicando a máscara nos cílios superiores e inferiores para cílios.


3º. OS LÁBIOS

Se você carregou com muitas cores, ou seja, cor forte, nos olhos, dê preferência aos tons terrosos ou nudes, que, aliás, estão muito na moda e chegaram pra ficar. Porém, para noite você pode ousar na cor do batom, a cor vermelha, vinho e rosa pink, as chamadas cores mattes que vieram com tudo neste inferno, que por sinal sou fã de carteirinha desses batons. Gente preciso contar um segredo, eu uso todas essa cores de dia sem o menor esforço....Adoroooo!!!


Precisão no Contorno dos lábios

Conheço muita gente que tem grande dificuldade para contornar os lábios com precisão na hora que vai colocar o batom e a primeira coisa que você precisa saber para delinear os lábios é se prefere lábios finos ou cheios. Depois disso, basta ficar por dentro dos truques usados na hora do contorno e depois me conta o que você achou de seu novo visual.

1º. Passo - Comece desenhando um "V" no centro do lábio superior

2º. Passo - Em seguida, faça um traço unindo as "pontas" do lábio ao "V" central. Para a ilusão de lábios mais finos, comece do "V" e vá delineando até as pontas; para lábios mais cheios, faça o movimento contrário.

3º. Passo - Para delinear o lábio inferior, comece delineando o centro do lábio. Em seguida, una as duas pontas ao traçado central.

Uso de Gloss

O Gloss ou batom líquido é de uso prático e sua aplicação deve ser usada da mesma forma que estivesse aplicando um batom. Ainda, caso você prefira, poderá aplicar o produto com o dedo ao invés do pincel. Isto dá a você maior controle durante a aplicação. Essa dica de passar uma mãozinha de gloss no centro do lábio inferior, sozinho ou sobre o batom, vai dar a impressão de que os seus lábios estão mais volumosos, é bem aconselhável para as mulheres que têm lábios finos.



Como usar a maquiagem para Trabalho:

Geralmente ficamos em dúvida de como fazer uma maquiagem para o trabalho, pois é tenho algumas sugestões para não exagerar e fazer uma maquiagem discreta, disfarçando as imperfeições e cansaço do rosto.

1. Devemos não exagerar na escolha das cores, preferir sempre cores mais suaves, claras.

2. Para as mulheres que não conseguem ficar sem passar uma base opte por um tom similar ao da sua pele, e se você não tem manchas ou imperfeições não precisa usar a base.

3. Procure um corretivo que seja com um tom a baixo da sua pele, ele vai cobrir melhor as olheiras e vai iluminar o seu olhar. Considero um item indispensável para quem tem olheiras.

4. Você pode passar um pó compacto para dar um acabamento aveludado em sua pele.

5. Opte por um blush com tom de rosa ou pêssego, sem exagerar. Você deve manter a naturalidade da maquiagem e apenas usá-lo para dar um aspecto saudável ao rosto tirar a palidez da pele.

6. A discrição deve ser fator importante no trabalho. Portanto, evite usar sombras de cor muito forte é melhor é mais indicado escolher as cores em tons marrons e beges. As cores mais escuras ou coloridas carregam a maquiagem e chamam muita atenção.

7. Outra coisa que devemos evitar no trabalho é passar batons em tons fortes como o vermelho, principalmente se sua boca for carnuda, você vai transmitir uma imagem sexy o que não combina com o ambiente. Prefira usar gloss se você for mais discreta. É claro que isso não se aplica para todos os tipos de atividade profissional, apenas para ambientes mais formais, por isso é sempre bom ficar ligada.

8. E por fim, escolha sempre as maquiagens que combine com você, mas sempre que se maquiar para o trabalho é bom ter o bom senso porque ser chique é ser discreta, mas mais chique ainda é ser VOCÊ!

Espero ter ajudado um pouquinho...Beijos,

Miriam ou Miroca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário