domingo, 16 de novembro de 2014

Dica da Dani: Restaurante Val Gourmet



O prédio é onde funcionava o antigo Grande Hotel, com vista para a pracinha da Rua da Praia e o canal de São Sebastião.

 

Entre as paredes grossas, construídas com a técnica caiçara que misturava areia, pedras e óleo de baleia, está a chef Valéria Muradas, cozinhando pacientemente em suas panelas de barro o almoço que serviria naquele dia.
O aroma da comida tomava conta da casa, enquanto os clientes conversavam e as risadas dividiam o espaço com o som da música do Cazuza. Um ambiente rústico e aconchegante.

Esse foi o cenário que eu encontrei quando visitei na semana passada o restaurante Val Gourmet, que surgiu com a proposta de incentivar um movimento chamado: Slow Food.
Calma, isso não significa que você ficará durante horas esperando servir a comida. Não é nada disso.
O Slow Food um conceito de alimentação que defende a importância de comer bem e devagar, para poder apreciar uma comida bem elaborada e também o momento da refeição.

 
O objetivo é contrariar a tendência do "Fast Food" (comida rápida), que são comidas de simples confecção e geralmente de má qualidade nutricional.
A proposta do Val Gourmet é transformar o almoço em um momento de confraternização.
Por exemplo, o espaço possui apenas quatro mesas, com oito cadeiras, com o objetivo de incentivar que pessoas desconhecidas possam interagir. E foi isso o que aconteceu comigo.


"Comer é uma comunhão!”, explica Val
 
No tempo em que estive lá, eu dividi a mesa com um casal de São José dos Campos que estava de passagem, voltando de uma viagem à Ilhabela.
O restaurante oferece um menu por dia (entradinha/ prato principal/ sobremesa). Existem os menus Detox e Energético, além do Dia da Gordice.
“Hoje as pessoas comem voando e não tem necessidade. É preciso desligar o celular e compartilhar a mesa com os amigos. Para mim, comer é uma comunhão!”, explica Val.
A própria Val Muradas prepara os pratos, um a um, que é levado até as mesas pelas suas assistentes.


Enquanto eu esperava a minha vez de ser atendida, eu reparei que na entrada tinha uma jarra de água aromatizada e fui logo pedindo para experimentar: Água, Gengibre e Laranja.
Em seguida eu fui informada de que aquele dia seria servido o Menu Detox (servido sempre às sextas e segundas para desintoxicar).

 
Lá eu conheci um grupo de pessoas de Taubaté, que estava participando de um evento em São Sebastião, era o 2º dia seguido que estava almoçando no restaurante.
“É uma combinação perfeita de boa comida, ambiente charmoso e atendimento muito especial”, disse a secretária de Finanças da Prefeitura de Taubaté, Odila Maria Sanches.
Com essas palavras, eu fiquei ainda mais animada para experimentar o Menu, que no dia em que estive lá foi assim...


A entrada foi Verrine de Salada e Caldinho de Legumes.
 

 
O prato principal: Arroz com grãos e sementes, filé de frango com molho oriental, creme de batata doce e farofinha.  O creme de batata doce estava com uma textura muito bonita e contrastou perfeitamente com a farofinha crocante. O prato é uma combinação de doce e salgado que deu certo.

 
A sobremesa foi um purê de maçã. Podia ter mais!
Os pratos não são complicados, lembram muito a comida de casa e isso também é um diferencial. O menu do restaurante muda todos os dias e a Val me disse que está aberta as sugestões dos clientes.
Se você está precisando dar um tempo no stress e tornar a rotina mais leve e saborosa, você já sabe a minha dica: Val Gourmet.  

Serviço: Menu do Dia (R$ 23,00/ pessoa) – Aberto de Segunda a Sexta/ 11h30 às 14h30/ Rua da Praia – São Sebastião/ SP. O espaço também pode ser usado para eventos. Telefone: (12) 3893- 1378.

Nenhum comentário:

Postar um comentário