domingo, 12 de abril de 2015

Você está usando os alimentos certos na dieta para emagrecer?


Oioi, eu tenho novidades para quem está fazendo dieta para emagrecer.
Eu convidei a médica nutricionista Luciene Mara Rodrigues Rego para ir a minha casa e dar algumas dicas sobre como emagrecer de forma saudável.
Durante a nossa conversa, eu fiquei sabendo que os alimentos mais usados na dieta podem se tornar verdadeiros vilões se consumidos sem medida.
Eu estou falando de alimentos considerados saudáveis, como queijo branco, iogurte e leite desnatado, barrinhas de cereal, entre outros.
Talvez, por isso, algumas amigas reclamam que fazem dieta e não conseguem emagrecer.
Será?
Se esse é o seu caso, assista aos vídeos porque está cheio de informações reveladoras.
Nós falamos de muitos assuntos, por isso, o vídeo foi dividido em quatro partes. Bom filme :)
A matéria completa estará na Revista Madeleine, deste mês, não perca!
VÍDEO 1 – Assunto: Porque a gente come mais no inverno? / Porque algumas pessoas se esforçam e não conseguem emagrecer? / Dicas: Queijo branco pode prejudicar na dieta para emagrecer?

VÍDEO 2 - Assunto: Acrescentar azeite torna o alimento mais calórico? / Barrinhas de cereais são ideias alimentos de dieta? / Chá gelado industrializado é mais light do que refrigerante?




VÍDEO 3 - Assunto: Leite desnatado é necessário na dieta para quem faz dieta?/ Dicas de substitutivos ao leite desnatado/ Cereal pode se consumido em excesso pode ser um vilão na dieta? O que ser observado nos rótulos dos produtos? 


VÍDEO 4 - Assunto: Pipoca de Micro-ondas é mais light do que a pipoca tradicional de panela?/ Cuidados para a salada não ficar calórica/ Os problemas causados pelo sal, inclusive, no comportamento das crianças / Dicas para quem não consegue se livrar do “vício” do sal.


Equipe:

Criação e Edição  - Celso Moraes
Filmagem - Cecília Lima (Revista Madeleine)
Produção: Ceça (meu braço direito em casa)

Não teve tempo de assistir aos vídeos, anote as dicas abaixo: 


1- Cereais Matinais e Barras de Cereais
Uma porção de granola (mix de cereais) comum possui cerca de 210 calorias e a granola diet possui cerca de 190 calorias. Portanto, quando for comprar granola, opte pela versão light ou diet, que está livre do açúcar. Lembre-se que a necessidade diária de fibras é de 25 a 30 gramas.
Para aproveitar os benefícios das barrinhas de cereais, o ideal é optar por aqueles que contenham cereais integrais, zero açúcar e/ ou gordura saturada.
A ingestão de gordura saturada merece atenção porque deve ser igual ou menor a 7% das calorias totais do dia. Por exemplo, em uma dieta baseada em 2 mil calorias, a quantidade de gordura saturada corresponde a 140 calorias.
Dica da Dra: se a vontade de doce ficar insuportável, jogue-se na barrinha de cereal seja ela qual for (integral ou não), ainda sim será mais saudável do que uma barra de chocolate ou um bombom com 25 gramas, que chega a conter 20% de gordura saturada.

2 – Leite Desnatado e Queijo Branco
Os dois, leite desnatado e queijo branco, fazem parte quase obrigatória de qualquer dieta para emagrecer, pois não são tão calóricos quanto o leite integral e o queijo amarelo. Mas..., pasme, a diferença de calorias entre o leite desnatado e o integral não é tão grande. O leite desnatado é no máximo 30% menos calórico que o leite comum. Isso em números é uma diferença de 20 a 30 calorias. Já o queijo branco, com aquele jeito meio aguado, não é assim tão bom para quem deseja emagrecer.
Dica da Dra – Se não gosta do desnatado, beba o leite integral com moderação. No caso do queijo branco, a história é outra: a melhor opção é a verão light.

3 – Iogurte Desnatado
Algumas pessoas substituem o leite, chá ou café da manhã por um copo de iogurte desnatado, certo? Menos calórico que o iogurte comum, porém...muitos iogurtes ou bebidas lácteas tem quantidades excessivas de frutose e sacarose (açúcar) em sua composição. A frutose e a sacarose conferem sabor.
Dica da Dra – Se o iogurte estiver doce, confira a tabela nutricional que está no rótulo.

4 – Azeite de oliva extra virgem
Alimento nutritivo: ação antioxidante, proteção cardiovascular, bom para a saúde cerebral, reduz o colesterol. Mas, cuidado porque o consumo deve ser controlado devido o valor calórico. Consumir aproximadamente 30 gramas de azeite por dia é a recomendação, equivale a 90 calorias (acrescentar ao prato uma colher de sobremesa de azeite no almoço e no jantar).
Dica da Doutora – Consumir o azeite in natura, não submetê-lo às altas calorias, pois perde o seu potencial nutricional benéfico.

5 – Pipoca de Micro-ondas
Tem gente que acha que porque não vai óleo, a pipoca de micro-ondas é mais saudável. Mas, além de calórica, esse tipo de pipoca apresenta inúmeros aditivos químicos. Não é light. Cada pipoca contém 09 gramas de gordura ruim, sendo 06 gramas de gordura trans (péssima!!). Só para ter uma ideia a recomendação é consumir por dia apenas 02 gramas de gordura trans, apenas.
Dica da Dra: Evite pipoca de micro-ondas. Volte ao velho método da panela. Ou melhor, se quiser emagrecer, evite os dois.

6 – Salada Ceasar
Saladas! Tem coisa mais saudável do que isso? Realmente, mas depende da salada. Algumas são pouco calóricas e outras nem tanto. A salada ceasar é uma das mais calóricas por causa do molho. Uma simples porção pode passe de 300 calorias.
Dica da Dra. – Cuidado no acompanhamento de saladas com molhos mais incrementados. O recomendável é o trivial: azeite de oliva, sal, limão, ervas finas, moderadamente.

7 – Chá Gelado
Chás industrializados são bem calóricos e podem ser um verdadeiro vilão na sua dieta. Uma garrafa de 500 ml, por exemplo, pode ter mais de 200 calorias (contendo muitas vezes 60 gramas de açúcar).
Dica da Dra. – Optar por chás caseiros (infusão) somente com adoçante natural ou as versões chá zero ou light.

Serviço:
Contato da nutricionista Luciene Mara Rodrigues Rego
Clínica Diagnose - São Sebastião/ SP
Rua Armando Salles de Oliveira, 337, centro
Tel: (12) 3893- 2001






Nenhum comentário:

Postar um comentário