terça-feira, 23 de junho de 2015

Curso de Culinária Francesa com Miss Bayer


Um curso de culinária para quem não pretende ficar muito tempo na cozinha, mas quando estiver lá quer surpreender com um prato rápido e super chique. Era isso o que procurava quando me inscrevi nas aulas da chef Aline Bayer.

A chef apesar da pouca idade já possui um currículo considerável. Ela estudou gastronomia na Faculdade Católica de Santos, fez cursos de Culinária Internacional no Senac, em São Paulo, e Culinária Fiorentina, na Itália.

Com passagem por restaurantes famosos, como Manacá, em São Sebastião, e K.A, na capital paulista, Miss Bayer acaba de voltar dos Estados Unidos, onde ficou durante 1 ano trabalhando em dois restaurantes de hotéis, um country clube e um resort. 



Com essa experiência ela retornou para São Sebastião onde, para nossa sorte, teve a ideia de preparar um curso para as amigas com pouca intimidade com as panelas.

Na primeira aula, Miss Bayer nos ensinou a fazer três sanduíches franceses: Croque Mounsier, Croque Madame e o Croque Provence.  

“A proposta do curso é ensinar o que eu aprendi para as outras pessoas, principalmente dicas práticas. São receitas gostosas que podem ser feitas com o que tem na geladeira, ingredientes simples, nada complicado ou que vá demorar muito”, explica.


Em uma noite de sábado, eu e as minhas amigas nos reunimos em volta da chef e, além das receitas, aprendemos truques de como guardar ou deixar a comida pré- pronta, entre outros.

O ambiente aconchegante e o clima de amizade fizeram toda a diferença para que o momento fosse ainda mais especial.

Mais uma vez eu comprovei que não existe receita que desande quando é feita com amor e felicidade.

Para você que não participou do curso, assista os vídeos e anote as dicas da chef Aline Bayer.

1º  - Croque Mounsier (RECEITA NO FINAL DO TEXTO)


O croque mounsier a grosso modo pode ser chamado de “misto quente” francês.  A primeira aparição deste sanduíche ocorreu nos cafés de Paris, em 1910. 

O que diferencia esse sanduíche é o molho bechamel, que se não fossem a noz moscada e a pimenta branca, lembraria muito o nosso molho branco.


Para quem gosta de colocar cebola no molho branco, a chef aconselha a não picá-la porque vai brigar com o sabor dos outros ingredientes. Se quiser mesmo usar a cebola, corte-a ao meio e espete alguns cravos que dará um sabor delicado ao molho.

A receita abaixo fica pronta em 20 minutos e rende bastante. Não pode salgar muito o molho, lembre-se que ele vai acompanhar ainda o queijo e o presunto.

VÍDEO 1 - COMO FAZER O MOLHO BECHAMEL:

Edição: Celso Moraes


2º - Croque Madame (RECEITA NO FINAL DO TEXTO)


Além do croque mounsier, Miss Bayer nos ensinou outras duas variações do sanduíche francês: Croque Madame e o Croque Provence.

O croque madame tem esse nome porque em cima do pão vai o ovo poché, que lembra um chapeuzinho de madame.

Miss Bayer nos ensinou duas maneiras de fazer o ovo poché. 

2º VÍDEO – COMO FAZER O OVO POCHÉ:


Edição: Celso Moraes


Lembre-se: O ovo ainda vai ao forno junto com o sanduíche. Portanto, se você gosta da gema molinha, cuidado para não cozinhar demais.

3º Croque Provence (RECEITA NO FINAL DO TEXTO)

O croque provence tem uma vertente mais italianinha porque leva rodelas de tomate, o que deixa o sanduíche bem leve.

Dicas Úteis: 

Se depois que fizer os sanduíches sobrar molho bechamel é possível guardá-lo e reaproveitá-lo em outras receitas. Para isso, coloque um plástico em contato com o molho para não criar uma crostinha e leve na geladeira. Até mesmo a farofinha (trigo e manteiga) pode ser guardada desta forma.


Ficou com vontade de fazer o curso de culinária com a chef Aline Bayer?
Na primeira quinta-feira de julho, dia 02, ela dará aulas com receitas de caldinhos.
Para saber informações sobre os próximos cursos, acesse a fanpage da CANTINA MISS BAYER

Bec,bec,be (beijo, beijo, beijo)




RECEITA - CROQUE MONSIEUR:

 Ingredientes: 

* 2 fatias de pão de forma
* 100 gr de molho bechamel
* 1 fatia de presunto cozido
* 1 fatia de queijo tipo suíço, Gruyère
* 50 gr de queijo suíço ralado

Molho Bechamel

* 30 gr de manteiga
* 30 gr de farinha de trigo
* 375 ml de leite
* noz moscada
* sal e pimenta a gosto

Variações: 

Croque Madame - para uma versão mais proteica, adicione um ovo frito ou poché

Croque Provence - para quem não dispensa um tomate no seu sanduíche

Como Montar: 

Primeiro torre o pão no forno ou na torradeira a ponto de ficar crocante (croque). Para rechear, coloque o molho bechamel, uma fatia de presunto/ uma fatia de queijo / uma fatia de presunto. (se quiser fazer o croque provence coloque também rodelas de tomate).
Feche o sanduíche. Por cima espalhe o molho bechamel novamente, acrescente o queijo ralado (se quiser fazer o croque madame, coloque o ovo poché). Leve ao forno até o queijo derreter. Está pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário