terça-feira, 26 de abril de 2016

Entrevista - Larissa Ramos | Dentista do Bem em (Boa) Ação!


No próximo 28 de abril, quinta-feira, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, o programa Dentista do Bem, da OSCIP Turma do Bem, irá selecionar centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito.
Na ocasião, será realizada a 4ª edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo na Escola Estadual Professora Josepha de Santanna Neves, em São Sebastião.Para falar sobre essa iniciativa, eu entrevistei a cirurgiã dentista, Larissa Ramos, coordenadora do projeto no município, que faz parte da Turma do Bem, desde 2012, e ainda hoje se emociona com as histórias dos pacientes.



O objetivo da Megatriagem é identificar adolescentes de baixa renda de 11 a 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal.
O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
A Mega Triagem,resultado da parceria entre Oral-B e a Turma do Bem, acontecerá simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal.

“É muito difícil ver quem deseja só poder mastigar, sorrir e não poder. Infelizmente uma triste realidade de nosso Brasil. Mas nós da Turma do Bem estamos apenas começando e não vamos desistir de nossos jovens”, explica Larissa. 
Leia a Entrevista:

Blog Encantes – Há quanto tempo você trabalha como dentista e faz parte da OSCIP Turma do Bem? Conta um pouco sobre o início do seu envolvimento neste trabalho voluntário. 
Larissa Ramos - Eu conheci o Projeto depois de alguns anos de formada, mas somente em 2012, através de uma colega de Caraguatatuba, posso dizer que faço parte dessa Família Turma do Bem. Essa amiga já fazia parte do Projeto há um tempo e queria expandir para São Sebastião. Conversando com alguns colegas, eles me indicaram por saberem que faço também um Projeto Social no Lar Vicentino. Assim que eu fui ao primeiro encontro, que ocorre anualmente, em meados de outubro, eu me apaixonei pelas histórias que nos passaram. Veja o site: http://turmadobem.org.br/br/documentarios/

Blog Encantes – Qualquer dentista pode fazer parte deste projeto ou existem pré-requisitos? Quais são?
Larissa Ramos - Sim qualquer dentista já com o seu CRO em mãos e querer fazer o bem sem olhar a quem, rs. Em São Sebastião, somos em 24 dentistas do bem , que sem eles nada disso seria possível.
Temos como parceiros dois Laboratórios: Do Paulo Bolchi , da Miriam Pazinatto e o Doma que nos ajuda a diminuir os custos pois os nossos dentistas já se responsabilizam pelos custos de todo adolescente até ele completar a maioridade.
Somos a maior rede especializada, de voluntariados do mundo. Não queremos tirar os atendimentos realizados nos Postos de Saúdes, queremos complementar o que eles não conseguem atender.
Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde em todo Brasil. Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Blog Encantes – De todos os casos que você já atendeu neste projeto, existe um que mais que te marcou seja pela dificuldade do tratamento ou comportamento do paciente?
Larissa Ramos – Então, todos que já passaram por aqui, deixaram um pouco de suas histórias e me ensinam com suas dificuldades. É isso que me encanta no trabalho voluntário.Um caso me chamou mais atenção, de uma menina que tinha em casa apenas uma escova de dente. E isso era dividido entre os familiares.


"É muito triste ver que parte da população não tem sequer acesso ao kit de higiene dental (escova, pasta e fio dental)”.


Blog Encantes – Existem pacientes que, após serem selecionados, se recusam a fazer o tratamento por medo de sentir dor ou desconhecimento? Afinal, muitos devem estar com os dentes ruins exatamente por medo do dentista, não é? Como fazer superar essa situação?
Larissa Ramos - Dentista sempre gera medo ,mas graças a Deus conseguimos atender todos. O que mais dificulta é quando não conseguimos fazer com que os pais vejam a importância de vir à primeira consulta. Tentamos fazer uma reunião com todos os pais dos alunos selecionados, mas nem sempre é possível. E quando isso ocorre, muitas vezes os adolescentes deixam de vir à consulta. Após 3 consultas consecutivas e sem avisar com antecedência, ele é desligado do programa.


“Infelizmente a saúde bucal ainda não é vista como prioridade. Muitas vezes gastamos com estética, mas não com saúde. A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA e devemos dar muita importância a isso”.


Blog Encantes – O trabalho voluntário é muito gratificante. Na sua opinião, quem ganha mais com essa iniciativa, quem pratica o voluntariado ou a pessoa que é assistida? Por quê?
Larissa Ramos - Sabe o que eu acho mais legal desse Projeto? Muitas vezes queremos fazer o bem, mas não temos nem idéia de como fazer. A Turma do Bem gera isso, depois do aluno selecionado, ele vai até a cadeira do dentista que realiza o que tanto quis, mas não sabia como. Podem entrar em contato comigo, quem quiser saber mais informações, não só de São Sebastião, mas de nossas regiões vizinhas, como Caraguatatuba e Ilhabela. Telefone Ateliê do Sorriso: (12)38931040


“Queremos expandir esse projeto agora para nossa Costa Sul e precisamos muito de novos dentistas voluntários para que isso se torne possível".

Blog Encantes – Qual mensagem você gostaria de deixar para as leitoras do Blog Encantes?
Larissa Ramos - Se queremos um mundo melhor, temos que começar pelo o nosso, com quem a gente convive diariamente :)
Muito obrigada pela oportunidade de falar desse projeto pelo qual tenho muito orgulho de fazer parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário