quarta-feira, 8 de junho de 2016

Instituto Terra & Mar: Transforma espaços para Transformar vidas



Se cada um fizer a sua parte, logo teremos um mundo melhor para todos.
Com esse pensamento, o Instituto Terra & Mar, uma associação civil, de direito privado, de caráter sócio-ambientalista, educacional, científico e cultural, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, há tempos está contribuindo para tornar o Litoral Norte de São Paulo um lugar mais humano e onde todos possam viver em harmonia.
Os projetos do instituto estão relacionados à conservação da natureza, educação ambiental, divulgação do desenvolvimento sustentável, reciclagem e consumo responsável, ecoturismo, resgate da cidadania e valorização da cultura.

 

Nos últimos 14 anos, o Instituto Terra & Mar coordenou a campanha do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, em São Sebastião, por isso, eu já conhecia o trabalho desta Ong. 
No entanto, há alguns dias, eu fiquei sabendo de um novo projeto, coordenado pelo Instituto, que visa à recuperação de áreas verdes e a transformação do espaço em área de lazer para crianças através de material reutilizado. 

 

Para contar sobre esse novo projeto, eu convidei a bióloga Vivian Galo, comerciante, que além de ser apaixonada pela sua profissão adora fazer trabalhos manuais. 
Espero que a entrevista inspire você a tirar aquele projeto que está guardado na gaveta quando deveria estar sendo colocado em prática para ajudar as pessoas e transformar o mundo em um lugar melhor.  






Encantes – Como surgiu a ideia de recuperar as áreas degradadas com o plantio de mudas e instalação de parques infantis?
Vivian – Tento, em minha vida, reutilizar o que é possível, mas gosto de fazer isso se for realmente útil. Como pesquiso trabalhos manuais na internet e tenho duas crianças comecei a me interessar em construir estruturas em casa que meus filhos pudessem brincar. Depois disso pensei em replicar em espaços públicos, pois também poderia contribuir como cidadã.


Encantes – O instituto já promoveu a primeira ação deste projeto no bairro São Francisco, como foi o envolvimento dos moradores?
Vivian – Nesta primeira ação os únicos moradores envolvidos foram os que apresentaram a área. No dia do evento alguns moradores passaram, mas nenhum realmente ajudou. Lembro que não fizemos a divulgação do evento aos moradores.
  

Encantes – Quais mudas foram plantadas no terreno e daqui a quanto tempo a comunidade poderá usufruir deste benefício?
Vivian – Limão galego, Tamarindo, Jambo branco, Jambo rosa, jabuticaba, caimito, goiaba, laranja, manga e cabeludinha. Depois de uma semana, eu verifiquei que uma muda foi roubada, então... se as pessoas e o tempo colaborarem, creio que em 3 anos algumas árvores já terão frutos. Sobre os brinquedos, acredito que em 2 meses as crianças poderão aproveitar.


Encantes – Vocês, que integram o Instituto, ficaram satisfeitos com o resultado desta ação ou nas próximas vão fazer alguma coisa diferente?
Vivian – O resultado para esta primeira ação foi o esperado, mas faltam mais coisas para serem feitas na mesma área. Certamente, em outras áreas que executaremos o mesmo projeto, mudaremos alguns procedimentos.

Encantes – Qual é o principal obstáculo a esse projeto?
Vivian – Burocracia e parceria popular.


Encantes – A recuperação das áreas verdes com plantio de mudas vai ocorrer em outros bairros? Já existe uma programação?
Vivian – Nosso plano é que ocorra em 3 áreas num período de 12 meses, sendo que a primeira já iniciou.

Encantes – os moradores podem solicitar o apoio do projeto para recuperar áreas próximas as suas casas, como devem fazer?
Vivian – Entrar em contato com algum participante do Instituto Terra& Mar. (Fanpage do Instituto Terra e Mar: https://www.facebook.com/groups/356584301057159/

Encantes - Deixe uma mensagem para os leitores do Blog Encantes.
Vivian – Se você acha que tudo no Brasil está ruim por causa dos governantes, PARE! Nós temos nossa porcentagem de responsabilidade. Se quiser melhorar alguma coisa, tente, faça o que conseguir. Se todos fizessem o mínimo, teríamos muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário