quarta-feira, 15 de junho de 2016

Livro – Coleção Jatobá: Ecoalfabetização


A dica de livro desta semana é a Coleção Jatobá – Ecoalfabetização, voltada para o público infantil, escrito por Rosana Jatobá e Arminda Jardim, com ilustrações da artista plástica e colunista deste Blog, Isabel Galvanese.
A coleção é composta por sete livros, cada um mais bonito do que o outro. As imagens já valem a compra desta coleção por ser um encanto, cada uma delas foi pensada para passar a mensagem às crianças de uma forma lúdica e nada óbvia. 

Fora isso, o conteúdo dos livros também é muito interessante. Cada exemplar trata de um tema diferente: Água, Alimentação, Preservação Ambiental, Mobilidade, Consumo e Reciclagem de Livro.
Ainda tem um último livro com dicas de atividades que os pais ou professores podem propor às crianças como forma de fixar as lições de cidadania tratadas nesta coleção, um laboratório de ideias. Como diz o título: “Este livro é para você... que pode mudar o mundo”.
As histórias dos livros são contadas através dos personagens Benjamin e Lara, que são irmãos e adoram brincar juntos. Benjamin é sempre bem certinho, mas Lara é bagunceira e rebelde. Essas crianças são reais e filhas da autora Rosana Jatobá.
No livro chamado “Nada de Lixo” as crianças participam na escola de uma oficina de reaproveitamento, com objetos feitos a partir de restos de brinquedos e do que seria considerado lixo e depois em casa são incentivados a reduzir o lixo gerado, na busca do lixo zero.
Como título “Água por todo Lado”, esse livro ensina as crianças a preservarem os rios através das perguntas feitas por Lara e Benjamin e um passeio que eles fazem para descobrirem de onde vem toda a água da cidade.
Outro livro “Comer bem e se mexer” alerta sobre a importância de consumir produtos naturais e não industrializados, tanto em casa quanto na escola. Os dois personagens principais da história  são incentivados a participarem da construção de uma horta pedagógica, onde vão preparar o solo, fazer o plantio e a colheita para consumir os alimentos na escola.
No livro “Viva a natureza viva” Lara e Benjamin vivenciam uma experiência numa casa diferente e especial, aonde a energia vem do sol, a água vem de coleta da chuva, o lixo orgânico é praticamente zero, pois é usado como adubo em uma horta.
Outro tema muito importante abordado na coleção Jatobá é sobre a mobilidade. Ele aparece no livro “De lá pra cá”, mostrando várias formas de transporte: carro, metrô, ônibus, carona solidária, carro compartilhado com o vizinho, bicicleta, cada um tendo seus pontos positivos e negativos ressaltados.
Por fim, um tema que fundamental os pais tratarem com os filhos na época em que vivemos onde o consumo ocorre muitas vezes de forma irresponsável e em excesso. Em “Será que eu compro”, Lara e Benjamin são apresentados a outras formas de consumo prazeroso, como uma feira de trocas, onde o uso do dinheiro é proibido. Eles aprendem a reutilizar e fazer novos usos de brinquedos.
Apesar de não ser mais criança, eu fui fisgada pelas imagens e acabei lendo os livros da coleção.
Se você é uma mãe preocupada com o meio ambiente e em criar no seu filho um senso de cidadania, adquira essa coleção, que pode ser encontrada em diversas livrarias, inclusive na Livraria Satélite, em São Sebastião.
Mas, lembre-se: A teoria é apenas parte do caminha, o que mais importante é o exemplo que crianças têm em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário