sexta-feira, 29 de julho de 2016

Admirável mundo virtual


Três gerações nas redes sociais: minha sobrinha Lisa faz self melhor que eu e minha mãe!

Por Andressa Rodrigues

Confesso: eu me surpreendo - quase que diariamente - com as novidades da internet! São tantas redes sociais, sites, aplicativos... Ou as inovações surgem a todo instante, de maneira muito rápida, ou eu estou envelhecendo e não consigo acompanhar esse ritmo de hoje. Eu adoro o mundo virtual, sempre me achei “antenada”, mas de uns tempos para cá fico um pouco perdida com essa velocidade de informações.

Minha sobrinha de oito anos aprendeu praticamente sozinha a mandar mensagens e arquivos via Facebook pelo tablet dela. Essa geração tem uma capacidade incrível de se adaptar às tecnologias, pode reparar! Já minha irmã caçula, de 25 anos, trabalha com desenvolvimento de aplicativos para celular e cada vez que nos encontramos, eu aprendo algo novo. No último final de semana, por exemplo, passei um apuro tentando chamar um carro do Uber, em São Paulo, e ela, pelo Whatsapp, me disse “envia sua localização, que eu peço o transporte pelo site”. Como assim?! Juro! Eu não sabia que se clicar naquele ícone do clip é possível enviar um mapa do Google (mostrando onde você está) para seus contatos no Whatsapp.
Pode rir sim, tudo bem! No fim das contas, eu também acho muita graça nessas confusões e descobertas que vivencio. É uma fase nova em minha vida, pois como disse no início eu tinha certeza que sabia de praticamente tudo que rolava na internet. Até começar a reparar nas conversas da galera entre 20 e 30 anos de idade. Além da minha irmã, uma amiga muito querida - 11 anos mais nova que eu - tem me ajudado a “redescobrir” o mundo virtual. Ela me convenceu a voltar às redes sociais que me inscrevi e nunca havia usado; e também sempre conta algo diferente que encontra na net. Dias atrás, ela e o professor da academia que eu frequento descobriram que eu não sou tão assídua do Instagram. Eles comentaram sobre um recurso para fotos e eu tive que fazer (de novo) aquela cara de “como assim?!”.

Ganhei uma aula sobre ‘mundo fitness online’ com o professor Willian

Aliás, o professor me contou uma tendência que eu desconhecia. Especialmente nas grandes cidades, as pessoas contam agora com personal trainer à distância! É a Consultoria Fitness Online, ferramenta pela qual o educador físico passa o treino a seus alunos via redes sociais ou e-mail. “Com a vida muito agitada, as pessoas sem tempo, esse método tem atraído muitos adeptos. Além disso, os espaços disponíveis hoje facilitam, pois o aluno pode fazer seus exercícios na academia do seu condomínio ou nos aparelhos instalados em praças públicas. E o serviço custa cerca de 30% a 50% mais barato que a consultoria presencial, que chamamos de personal training”, explicou o professor Willian Carlos Domingues dos Santos. Apesar de tanta facilidade, o educador físico alerta: “Eu sugiro o uso desse trabalho para alunos que já têm uma vivência com o treinamento, pois à distância não posso corrigir a execução de um exercício, por exemplo. O praticante, portanto, deve ter consciência corporal para o serviço dar certo, os resultados aparecerem e não sofrer lesões”.

Willian trabalha com treinamento funcional e musculação na Academia do Alemão e também via consultoria fitness online
 Willian ressalta também a popularidade dos aplicativos. “Para quem gosta de atividades físicas, tem tudo na palma da mão! Nike Training, Gain Fitness e Runtastic Sit Ups são os que mais fazem sucesso hoje. Todos oferecerem propostas simples, que ajudam o treino”. Mas sem alguns fatores indispensáveis, de nada adiantará tanta tecnologia. “Motivação, disciplina e alimentação saudável. O aluno precisa levar em conta esses quesitos para obter os resultados desejáveis”, completou o professor.
Quantas novidades, não?! Eu vou seguir com as minhas fuxicadas na internet, tentar acompanhar o que está em alta e aprender com quem assimila tudo isso com mais facilidade. Fica aqui meu “muito obrigada” a minha amiga Ingrid, a minha irmã Gabi e a minha sobrinha Lisa, que tanto me ensinam! Quanto à atividade física, eu prefiro - por enquanto - o método tradicional mesmo, presencial. Ah! O professor Willian faz outra recomendação sobre a Consultoria Fitness Online: “Antes de contratar um serviço, pesquise sobre o profissional, veja sua formação e se ele é registrado pelo CREF, o Conselho Regional de Educação Física. Colha todas as informações possíveis, até porque você escolherá alguém para cuidar do seu corpo, sua saúde, além de seu programa de treino”.

Beijos e até o nosso próximo encontro virtual, aqui no Blog Encantes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário