quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Gil Pacini - Feliz aniversário (parte final)

“Estou com 95 anos e 10 meses”, disse-me o ex-prefeito de São Sebastião Gil Pacini quando o entrevistei pela primeira vez. Apesar de negar a contagem regressiva, ele fazia questão de lembrar que seu aniversário estava próximo. Se ainda estivesse por aqui, completaria 96 anos hoje, 24 de agosto. Foi por pouco, pois ele faleceu no dia 1º deste mês.

Seu Gil tem uma história de vida que renderia um belo livro. Trabalhou desde muito cedo para ajudar a família e, por isso, só estudou até o 4º ano primário. Serviu o Exército na época da Segunda Guerra Mundial e seguiu carreira até tornar-se sargento. Foi um conhecido e respeitado comerciante na cidade, o que lhe rendeu votos para sua candidatura. Administrou São Sebastião entre 1960 e 1963, e é reconhecido até hoje por ter sido um político competente e honesto, além de trazer importantes avanços para o município.
Foi casado com Irene Sant’Ana Neves Pacini por 61 anos. Teve quatro filhos, 13 netos e 15 bisnetos. Em conversa ontem com duas de suas netas, Paolla e Pollyane Pacini, elas elencaram os feitos mais significativos do avô, de que se orgulharão para sempre: “Quando prefeito, ele conseguiu trazer a Petrobras para São Sebastião! Também foi ele quem viabilizou a implantação da rede telefônica, do terreno para ampliar o hospital e a área para construir o Hotel Porto Grande. Sem contar o primeiro embarque de café, no Porto”, contou Paolla. “Rede de água e esgoto, calçamento do centro, estrutura da estrada para a Costa Sul... tudo meu avô que conquistou”, completou Pollyane.

Imagens da construção do Terminal Aquaviário de São Sebastião (site Memória Petrobras)

Gil Pacini arquivou diversos documentos que comprovam esses relatos. Em sua casa há pastas e pastas de fotos, recortes de jornais e cartas trocadas com influentes políticos da época. As melhorias foram obtidas graças as suas habilidades gerenciais, pois a prefeitura não dispunha de recursos. “Contei com muitos amigos que me ajudaram. Trabalhamos pelo povo e fizemos tudo que o povo precisava. Dei minha vida pela cidade", contou o ex-prefeito.

Um ótimo exemplo em ano eleitoral! Eu acredito que temos pessoas como ele, engajadas em prol do bem comum e dispostas a enfrentar desafios. Torço por isso! E no lado pessoal, tenho certeza que Seu Gil também desempenhou um excelente papel. O carinho com que seus familiares e amigos falam dele não me deixam dúvidas. Feliz Aniversário, Seu Gil! Comemoraremos sempre e nos lembraremos sempre de sua importante vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário