domingo, 6 de outubro de 2019

Fim de Tarde: Passeio de bicicleta do Aterro do Flamengo até Copacabana


Uau! Eu vou começar esse post com uma super exclamação porque não tem jeito melhor de expressar o que foi esse passeio.
Eu estava na saída do MAM (Museu de Arte Moderna), quando vi um estacionamento de aluguel de bicicletas.

- Será que vou embora de bike?, pensei.

O MAM fica ao lado do Aterro do Flamengo, onde tem uma super ciclovia que passa bem próxima da praia. Estava uma tarde tão gostosa para fazer um passeio ao ar livre... eu só não sabia se conseguiria pedalar até Copacabana, onde ficava o meu hotel.


Vários pensamentos passaram pela minha cabeça. O medo do percurso ser muito difícil, assaltos e até de me perder pelo caminho. Mas, a beleza da paisagem falou mais alto e decidi arriscar. O passeio pela ciclovia foi sensacional.
Logo no início, eu passei pela Marina da Glória. 


Depois parei para fotografar o Monumento Nacional erguido em homenagem aos 467 soldados brasileiros mortos em combate durante a 2ª Guerra Mundial, na Itália. 


Eu li que todo primeiro domingo do mês de junho, agosto e outubro acontece ali uma cerimônia da troca de guarda entre as três forças armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica.
Também tirei muitas fotos do Morro da Urca, com o bondinho do Pão de Açúcar.  Não é demais? 


E, claro, fotografei o Morro do Corcovado, com a maravilhosa estátua do Cristo Redentor de braços abertos sobre a Guanabara. 
Enquanto estava no Aterro do Flamengo, eu me senti segura porque tinha muita gente na praia, caminhando no parque e vi algumas viaturas de polícia. 


Mas, quando a ciclovia entrou no sentido do bairro, eu tremi. Tinha muito trânsito e precisei pedalar em cima de calçadas e atravessar um túnel.
Lembro que parei para pedir informações e um morador me alertou que ocorrem assaltos no túnel, mas naquela hora já não dava para recuar.
Então, respirei fundo e pedalei como há tempo eu não fazia. Quando saí do túnel, logo vi a estátua da princesa Isabel, na divisa do Leme com Copacabana. 


Já era noite e eu estava meio assustada, sem saber se tinha tomado a decisão certa. Mas, sabe... depois que passou o medo ficou uma sensação muito boa de superação.
É muito bom ser livre e escolher como se deseja viver. Preciso me lembrar de arriscar mais, prudência demais envelhece a alma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário