quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Passeio de lancha pelos igarapés no Arquipélago de Anavilhanas

 

Durante a viagem de navio pela Amazônia, nós fizemos um passeio de lancha pelo Rio Negro para conhecer a região de Três Bocas, no Arquipélago das Anavilhanas. Antes de falar sobre o passeio, vou contar um pouco sobre o Rio Negro, considerado um dos maiores rios do mundo em volume de água.

Ele tem coloração escura (dã!) por causa do solo rico em matéria orgânica e a água é muito ácida, com pH ~ 4,6. Por causa da acidez – que dizem afetar a flutuação – e da correnteza, não pudemos nadar na água do rio. 

O guia do passeio explicou que é preciso ter paciência se for pescar no Rio Negro, o mais comum são peixes ornamentais como o Tetra e o Neon, com grande valor no mercado exportador. Os moradores ribeirinhos vão para dentro do Rio Ariaú ou Cuieiras para pescar jaraqui, sardinha e aracu.

A graça desse passeio ao arquipélago de Anavilhanas é acompanhar os caminhos dos rios, chamados de igarapés. São como várias vielas, que se comunicam quando enche o rio. Saímos para o passeio às 16h e pouco tempo depois começou a chover e ficou escuro. Quem está na Amazônia é pra se molhar!

Nós conseguimos ver a seringueira que cresce dentro d´água, avistamos de longe as araras, entre elas, o guia falou que tinha uma ave conhecida como cigana, que é pré- histórica.



Eu achei mais interessante quando o guia mostrou alguns buracos na argila e contou que as araras e papagaios da floresta amazônica desenvolveram um gosto peculiar pelo barro.


Existem diversas teorias para que eles façam isso, entre elas, a falta de certas vitaminas e minerais em suas dietas e para se livrarem de toxinas que ingerem de plantas. Depois eu fui pesquisar, descobri que outros animais têm o mesmo hábito.  Curioso, não é?

Nós viajamos na estação seca (junho a novembro), na estação chuvosa (dezembro a maio), o nível do rio sobe em mais de 15 metros e parte da floresta fica submersa. Por falar em chuvas..., novembro não devia chover, mas choveu todos os dias. Clima selvagem para combinar com a floresta. A melhor dica que posso dar é para você levar uma capa de chuva, independente da época que for viajar. 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário