segunda-feira, 5 de setembro de 2022

O sentido maior das palavras


Eu não sou colecionadora de palavras, mas gosto bastante de algumas e BONITA é uma delas. Em março de 2020, ajudei a organizar uma exposição sobre o Feminino e coube- me escrever o texto de apresentação, escolhi o título “Alma Bonita”.

Lembro que quando escrevi a palavra bonita ela me levou de volta à infância, uma casinha de muro baixo, com paredes pintadas de azul claro e luminárias redondinhas, feitas com fibra, típicas das casas caiçaras.

Bonita é uma palavra que me lembra antigamente, me lembra que a felicidade está no viver simples. Mas, além dessa palavra, têm outras que também gosto muito.


Lilás é uma delas. Não gosto e nem desgosto da cor, a minha ligação mesmo é com a forma. Lilás me faz pensar em duas amigas andando de bicicleta, me trás essa emoção da aventura, do vento no rosto e do sorriso fácil.

E o que dizer da palavra Amorosa? Sempre que falo me sinto um pouco sexy, rsrsr. Uma palavra com um r no meio sempre dá uma reacendida nos sentidos, pelo menos eu sinto dessa forma. 

Assobio é uma palavra gostosa de falar, ela me acalma, acho que é o som do vento. Como uma brisa que vem do horizonte beijando o mar até se aproximar da areia e sacudir as folhas das árvores, mansinho, mansinho...

Poderia ficar aqui falando sobre todas as palavras que me fascinam e me fazem amar ainda mais escrever, como me sinto sortuda por tê-las sempre comigo. Mas, isso podia ficar bastante esquisito.

Aliás, não gosto dessa palavra esquisito, parece tão espremido dentro dele mesmo, acho que é o excesso de is.

Então, vamos trocá-la por excêntrico. É uma palavra cheia de nove horas, toda produzida no x e com um charmoso chapéu de tricô.

Concorda comigo que excêntrico é uma palavra de respeito?

 







3 comentários:

  1. Uma palavra para seu texto que pude encontrar, não para defini-lo. Trata-se da palavra "sentimento", gostaria que oportunamente você pudesse falar sobre esta palavra que seu texto despertaram em mim, tais como: afeto, amor, afeição, carinho, amizade, apego, ligação, ternura, estima, bem-querer, querença, envolvimento, afinidade. Parabéns por me dar a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José, obrigada por sua mensagem. Adorei! As suas palavras são todas especiais, todas merecem uma crônica.

      Excluir