segunda-feira, 3 de outubro de 2022

A busca pela fé

Há alguns anos, eu visitei uma exposição coletiva de artistas da região, onde cada um deles representou dentro de uma capelinha de madeira, com objetos feitos em cerâmica, onde estava a sua fé. Eu fiquei impressionada com a variedade de representações. Para alguns a fé estava em Deus,  no trabalho, na família, na natureza, nos santos, no povo...

Eu não sou uma pessoa religiosa, não frequento nenhum templo e me esqueço de rezar, quando faço é para pedir pela saúde de um amigo ou parente.

No final de cada reza, eu sempre agradeço. Mas, já que estou aqui neste confessionário público, não vou negar que o agradecimento é também por hábito e certa barganha.

Agradeço para demonstrar humildade, quando o que eu queria mesmo era ter o controle sobre minha vida, sem precisar rezar por isso.

Então, hoje, eu tive um sonho. Eu estava arrumando o guarda-roupa da minha sogra, que já faleceu e por quem eu nutro um carinho imenso.

Conforme eu tirava as coisas do armário, outras apareciam. Não tinha fim, mas eu estava animada pela presença dela, não queria deixá-la.

Mas, de repente, sem que eu pudesse impedir, nós estávamos numa igreja, ajoelhadas e rezamos.

Nossos corpos começaram a levitar e, conforme íamos nos distanciando do chão, a igreja ficava mais bonita. De uma beleza tão fascinante que me fazia querer permanecer ali.

Quando acordei, sabia que teria que escrever sobre Fé e, como meu amigo artesão, não quis refletir sobre ela sozinha. Por isso, essa é a palavra do nosso desafio.

Gostaria muito de ter mais fé, principalmente, na vida. Eu sei que tive um dia e sei também o momento exato em que a perdi.

Eu era muito mais otimista e sonhadora, tenho saudades do tempo em que não procurava razões sólidas para ter levitado dentro uma igreja ou arrumado as roupas de uma senhora que já não precisa delas.

Por que isso parece tão surreal? Um espírito livre pode voar e fazer o que lhe der vontade.

O problema é que não me sinto tão livre há muito tempo, falta-me a fé para me segurar no ar ou me dizer, em particular: - Se você cair, eu te seguro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário