segunda-feira, 3 de abril de 2017

A história das paneleiras do bairro São Francisco


O pitoresco bairro de São Francisco é guardião de histórias antigas da cidade, algumas quase esquecidas pelo tempo. Pouca gente sabe, por exemplo, que entre o século 17 e a primeira metade do século 18, o bairro foi um núcleo muito ativo de produção de panelas de barro.
Enquanto os maridos iam para o mar para garantir o sustento da família, as esposas se encarregaram de fazer os utensílios para cozinhar o alimento.
As mulheres se reuniam na Rua do Forno e eram conhecidas na época por “paneleiras”. No ano de 1901, chegou a existir 100 paneleiras no bairro.



Antiga Rua do Fogo no bairro São Francisco, cidade de São Sebastião Fonte: Acervo do Departamento de Patrimônio da Prefeitura de São Sebastião


As panelas ficaram conhecidas em toda a redondeza pela qualidade e beleza e foram exportadas para outras localidades, incluindo a própria Corte do Rio de Janeiro nos tempos do Império.

Você podia imaginar isso?



Com o desenvolvimento da cidade, os terrenos onde as paneleiras encontraram o barro foram desaparecendo, as estradas foram abertas e por elas chegaram os mascates vendendo utensílios mais modernos.
Com isso, o ofício das paneleiras deixou de ser tão requisitado.
A última paneleira daquela época áurea foi dona Adélia Barsotti. Ela nasceu em 1917, em São Sebastião, num tempo de prosperidade econômica da cidade.


Dona Adélia, mãe de 11 filhos, faleceu em 2003, aos 86 anos, mas antes ensinou a arte da panela de barro do bairro de São Francisco para algumas ceramistas, entre elas, Cida Ivanov, que hoje mantém essa tradição viva para as futuras gerações.
Cida Ivanov confecciona as panelas com a mesma técnica artesanal usada no século passado pelas paneleiras e antes delas pelos índios chamada “acordelamento”.
O ateliê da ceramista fica no bairro São Francisco, lugar onde tudo começou.
Por acreditar que a melhor maneira de conhecer a história de um povo é através do seu artesanato, a ceramista Cida Ivanov aceitou a nossa proposta de repassar o seu conhecimento para as clientes da Loja Encantes.




Quem comprar uma panela de barro, que está sendo vendida pela Cida Ivanov no site da LOJA ENCANTES (Clique Aqui para ver: http://migre.me/wmDY8 ) ganha um desconto de 50% em uma oficina, onde aprenderá a fazer a sua própria panela. 

A oficina terá a duração de 1 dia e sairá por R$ 35,00 com o desconto.




Dessa forma, você comprará uma panela e terá duas, sendo a outra será feita por você e contará um pouco da sua história.

Super bacana, não é?

Quem sabe você descobre um talento escondido e toma gosto pela cerâmica? Aproveite essa oportunidade para aprender algo novo e ainda ajudar a preservar uma tradição secular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário