segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Livros infantis “OTTO E A TINA” e “O SEGREDO DE DRUZILLA” já podem ser adquiridos pelas escolas, de forma gratuita.

Todos sabem que livros são a minha paixão, e como foi que isso começou?

Assim como a maioria das pessoas que eu conheço e que não fica um dia ser ler, o hábito da leitura começou graças ao incentivo dos professores.
Eu estudei praticamente a vida toda em escola pública e tive ótimos professores. Claro, que a minha favorita era a de português, matéria que eu tirava as melhores notas.
Mas, lembro de uma professora de português em especial, nome dela é Sônia. Ainda hoje encontro com ela caminhando na cidade.

Sempre que nos encontramos, eu agradeço por ter me incentivado a ler e escrever. Ela responde: - Você já tinha isso dentro de você.
Bonito, não é? Ter um alguém que olha pra gente e no enxerga por dentro.
Eu tenho certeza que, assim como a Sônia, existem muitos professores de português que se dedicam de todo coração aos seus alunos.
Se você é um deles ou conhece um professor que que tem esse perfil, vai gostar de saber que o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - Literatura 2018, selecionou dois livros infantis que vão inspirar os alunos a usarem a imaginação e a cuidarem da natureza, de uma forma lúdica e criativa.

São eles: “OTTO E A TINA” e “O SEGREDO DE DRUZILLA, A ENCANTADORA DE SIRIS”.



Como fazer para adquirir os livros?

Os livros, de autoria de Cristina Mira (jornalista, escritora e poeta) e Isabel Galvanese (artista plástica e ilustradora), podem ser adquiridos pelas escolas públicas - estaduais e municipais - sem nenhum custo.
Para solicitar os livros, a escola precisa entrar em contato com o FNDE, no portal www.fnde.gov.br, ou pelo e-mail: sac@fnde.gov.br e dizer o código da obra.

Anote aí: Otto e a tina (código da obra: 0470L18602) e O Segredo de Druzilla, a encantadora de siris (código da obra: 0475L18604)

Também pode ligar para o telefone 0800 616161 (ligação gratuita).

Conheça um pouco mais sobre os livros:

“Otto e a tina”

O livro “Otto e a tina”, escrito por Cristina Mira e ilustrado por Isabel Galvanese, é uma ótima alternativa para incentivar as crianças que estão começando a ler.
O personagem central do livro é uma bacia de madeira. Otto, um menino curioso e criativo, transforma o objeto em barco, poço, chapéu, pedaço de mar. E, assim, vira pirata, mergulha e derruba água.
Ilustração do Livro Otto e a tina

Com frases curtas, ritmadas, que trabalham a memória, a história mostra que uma criança nem sempre precisa de brinquedos para ser feliz e fazer aquilo de que mais gosta −brincar.
A técnica utilizada na ilustração do livro é a ‘bricolagem’, onde se misturam diversos materiais − lascas de madeira, recortes de revistas, papel de parede e outros. Esses materiais são unidos aos desenhos feitos com nanquim, canetas e lápis de cor aquarela.

O Segredo de Druzilla

O livro “O Segredo de Druzilla, a encantadora de siris”, escrito e ilustrado por Isabel Galvanese, é inspirado na história de uma antiga pescadora de São Sebastião.
Druzilla Santos viveu perto do mar até o final da vida e entoava cantigas que segundo dizem, tinham o poder de encantar.
Na história, um misto de mentiras e verdades, a personagem conhecia tão bem os siris que era só assobiar para eles aparecerem.

Ilustração do Livro Druzilla, a encantadora de siris

O livro tem uma mensagem lúdica, mas não se furta à crítica ao crescimento desordenado das cidades litorâneas, à quantidade de lixo deixada nas praias, à interferência na pesca artesanal, ao abafamento da cultura caiçara. 
A frágil pescadora e encantadora de siris traz com seu assobio e simplicidade, uma centelha de esperança para o mundo.
As escolas que adquirirem esses livros estarão proporcionando o que há de melhor em literatura infantil aos seus alunos. São histórias emocionantes, que serão lembradas pelas crianças por muito tempo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário