domingo, 27 de outubro de 2019

Museus levam modernidade para a parte antiga do Rio



Em plena Praça Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro, dois museus transportam os visitantes para o universo da arte moderna.
Um deles é o MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro) e o outro é o Museu do Amanhã.
Se você estiver com a agenda apertada é muito possível conhecê-los no mesmo dia.
Ah! E na terça- feira, a entrada nos dois museus é gratuita.

A minha 1ª dica é começar a visita pelo Museu do Amanhã, que é um dos mais concorridos no Rio. Se você ler o post até o final, vai entender o motivo.
Outra dica é acessar o site e reservar o horário da sua visita ao Museu do Amanhã
O passeio neste museu começa antes de entrar no prédio. Com uma arquitetura futurista, ele se destaca na paisagem cercada por prédios históricos. 


Ao entrar, logo chama a atenção o globo terrestre que muda conforme se movimenta, mostrando o dia e a noite nos continentes.
As exposições são divididas em cinco temas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. 


O objetivo delas é fazer com que o visitante reflita sobre os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. 


De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? 


A ideia é que cada um saia dali com essas perguntas e, dessa forma, perceba a necessidade de mudar hábitos para garantir um mundo melhor para as próximas gerações.
Algumas exposições são interativas, o que torna o passeio ainda mais interessante.

MAR - O Museu de Arte do Rio – MAR também possui uma arquitetura impressionante. 



São dois prédios completamente diferentes ligados por uma passarela que pode muito bem lembrar uma onda.
Um dos prédios, de 1916, era o Palacete de Dom João VI. O outro, com estilo modernista da década de 40, chegou a abrigar um terminal rodoviário. 


O prédio do Museu de Arte do Rio tem seis pisos, e a visita começa de cima para baixo.

Ao pegar o elevador, chegamos ao terraço de onde é possível avistar a Praça Mauá revitalizada, o prédio do Museu do Amanhã, a Baía de Guanabara e ainda a Ponte Rio-Niterói. 


No entardecer, o visual fica ainda mais bonito. Por isso, sugeri deixar para visitar esse museu por último. 


Quando eu visitei o Museu estava tendo a Exposição: “O Rio dos Navegantes”, que conta a história do Rio de Janeiro a partir do seu perfil de cidade portuária. 


A mostra apresenta o ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e viveram no Rio. 


A exposição mostra a relação entre cariocas e visitantes, a miscigenação e a ocupação do espaço público.


Também visitei a Exposição “Mulheres na Coleção MAR”, com obras de mais de 150 artistas brasileiras e estrangeiras, entre elas, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake e Beatriz Milhazes.


A mostra foi criada a a partir de um processo colaborativo que envolveu mulheres de todos os setores do museu, entre seguranças, recepcionistas, produtoras, auxiliares administrativas e de serviços gerais, advogadas, jornalistas, designers, museólogas e gestoras. 


Em uma série de encontros realizados ao longo de dois meses, as funcionárias trocaram experiências de vida e de trabalho 
A Exposição está dividida em cinco núcleos significativos: Retrato/Representação, Corpo Político, Cidade e Paisagem, Abstrações e Poéticas. 


Ela fala sobre sobre o universo feminino e a respeito das múltiplas representações da mulher na arte, nos espaços culturais, na família e na sociedade. 


Já pensou em um único dia conhecer esses dois lugares incríveis e que propõe tantas reflexões sobre a vida? É uma oportunidade única que você não pode deixar passar se estiver no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário