sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Casa Roberto Marinho agora é um importante Centro de Arte Moderna


A casa rosa, no Cosme Velho, já foi palco de muitas festas esplendorosas, com artistas nacionais e internacionais desfilando pelo jardim.
Durante 60 anos, lá viveu um dos homens mais importantes do Brasil, dono do conglomerado Globo, o jornalista Roberto Marinho.
Se as paredes da casa falassem, imagino quantas histórias elas teriam para nos contar...
Hoje essa casa, que fica encravada na Floresta da Tijuca e aos pés do Cristo Redentor, se transformou em um importante centro de arte moderna.


Logo na entrada, eu fiquei impressionada com a recepção dos porteiros. Eles realmente pareciam felizes em recepcionar as pessoas e essa energia me acompanhou durante todo o passeio.
A casa impressiona, mas antes de entrar eu decidi dar uma volta para conhecer a área externa.
Após passar pela fonte, virei a direita, atravessei uma pequena ponte sobre o Rio Carioca e logo cheguei a um belo jardim. 


O jardim é um elemento essencial da casa. Ele foi projetado por Burle Marx e abriga diversas espécies da mata atlântica.
O jornalista criava carpas e muitas continuam lá, enormes. 



Pela proximidade com a Floresta, muito macaquinhos vão até a casa se alimentar nas árvores frutíferas. Eu vi alguns enquanto estive lá.



Depois de passear pelo jardim, onde aproveitei para observar as esculturas de Raul Mourão e Carlos Vergara, decidi finalmente entrar.
Nos anos 1930, o jovem Roberto Marinho era amigo de muitos artistas da sua geração.


Ao visitar os ateliês e galerias para prestigiar as mostras de Portinari, Guignard e Pancetti, ele foi adquirindo as obras e formando sua coleção particular.


Eu li que parte do acervo de 1.473 itens já adornava as paredes quando ele e dona Lili Marinho estavam lá. 

Djanira - Autorretrato (1944)
Durante a minha visita, estava ocorrendo duas Exposições: Djanira, a Memória de seu povo e Estrangeiros.


As pinturas de Djanira são coloridas e apresentam personagens encantadores, festejos populares, o trabalho e os trabalhadores, a religiosidade afro- brasileira, entre outros.


Ela se inspirava nas pessoas simples, nas brincadeiras das crianças nas ruas e em cenas do dia a dia


Por muito tempo, a obra de Djanira foi rotulada como primitiva ou ingênua, classificações hoje que são vistas como preconceituosas. 


A Exposição Estrangeiros apresenta as obras que o jornalista reuniu, de modo sistemático, aproveitando as oportunidades.


Portanto, na mesma sala, convivem a leveza de Marc Chagall, a pintura metafísica do grego- italiano De Chirico e as ilustrações surrealistas de Salvador Dalí. 


Preciso dizer que fiquei encantada pelos riscos poéticos de Jean Cocteau.


Também me impressionou o setor com as litogravuras de Debret. São 93 desenhos onde o pintor retratou os costumes do Brasil, além da fauna e da flora.


É um importante registro histórico e oferece uma visão da desigualdade no nosso país, que foi o último a abolir a escravidão.


Quem for até lá esperando encontrar um culto ao dono da Globo vai se decepcionar. Da época em que Roberto Marinho morava na casa só existe uma referência e está escrita no vidro de uma janela, indicando que era a sacada original do quarto dele.


No final do passeio, aproveitei para conhecer o café e a livraria.


A Casa Roberto Marinho é o tipo de lugar que vale a visita independente da exposição. Na quarta-feira a entrada é gratuita. De 3ª a domingo, o ingresso custa R$ 10,00.




Nenhum comentário:

Postar um comentário