sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Primavera e seus sabores



“Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos, quero ver brotar o perdão onde a gente plantou...”
Hoje acordei com essa música na cabeça!
Como ontem dediquei esse espaço para falar da chegada da Primavera, acho que meu subconsciente foi buscar as minhas impressões sobre a estação...rsrsrs...
Eu gosto muito dessa canção do Beto Guedes, especialmente da parte em que ele diz: “A lição, sabemos de cor, só nos resta aprender!”.



Mudando de assunto, vamos ao tema que eu prometi: os alimentos da Primavera!
Se engana quem acha que a estação é apenas das flores. De acordo com os nutricionistas, entraremos, a partir deste domingo, numa época de variadas frutas, legumes e verduras. E o melhor: produtos com alto valor nutricional e, em sua maioria, de preços baixos!
Começando pelas frutas, as mais populares desta estação são: banana, laranja, mamão, melão, mexerica, melancia, manga, abacaxi, pêssego, maçã e goiaba. Já quanto aos legumes, temos: abóbora, abobrinha, beterraba, inhame, batata doce, mandioquinha e berinjela. E as verduras: brócolis, couve-flor, espinafre, chicória, almeirão, rúcula e escarola.
Vale lembrar que se no inverno os cardápios tendem a ser mais calóricos - para suprir as energias exigidas pelo clima frio - a Primavera, assim como o Verão, pede refeições mais leves e de fácil digestão.

E sobre as refeições, você certamente já ouviu falar (e até já provou) do Arroz Primavera e da Salada Primavera.
O que os dois pratos tem em comum é a variedade de cores... Pode perceber! A receita de ambos é bem simples: ingredientes coloridos!
A inspiração vem justamente do mote da estação, ou seja, as flores - e suas cores!
Segundo os nutricionistas, a pigmentação de cada alimento indica a presença de nutrientes que auxiliam no funcionamento do organismo. Por isso é muito importante consumir uma refeição com cores variadas.

(buffet de saladas - variadas e coloridas - do Restaurante Atobá)


Deixa eu encerrar por aqui, porque esse papo me deu fome :)
Mas antes, anote aí uma receitinha saborosa e fácil de fazer: Suflê de Espinafre!
Bata no liquidificador um maço de espinafre cru, um copo de leite, 4 colheres de farinha de trigo, 3 ovos e um cubo de caldo de legumes. Ah! Se quiser, pode incluir também 50 gramas de queijo ralado. Depois, é só colocar tudo numa forma, assar por uns 30 ou 40 minutos e pronto!
Bom apetite e uma encantadora Primavera para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário