segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

A dona do mar


Nasci perto do mar e pra mim a felicidade sempre teve o cheiro de maresia e a sensação gostosa de caminhar sobre a areia fina da praia, sentindo o calor subindo dos pés até a cabeça. 
 A minha casa de infância ficava no bairro do Pontal da Cruz, uma casa simples, dois quartos pequenos, onde minhas irmãs e eu nos revezávamos entre um beliche e uma cama de pés finos e inseguros, feita de madeira de madeira. 
Deste quarto, a minha maior lembrança é do quadro da banda porto-riquenha Menudo, a timba do meu pai e um armário trôpego de duas portas, onde guardávamos um pouco de tudo, bonecas, material escolar e roupas. 

Na parte de trás da casa, o quintal cimentado era ocupado pelos varais repletos de roupas penduradas para secar ao sol e não havia espaço para brincadeiras. 

O nosso parque de diversão era a praia, ali éramos livres e dávamos asas à imaginação. A praia do Pontal da Cruz foi o local de um acontecimento trágico, envolvendo dois jovens apaixonados e que deu origem à Lenda do Amor. 

Em cima de uma pedra grande, em homenagem aos jovens existe uma cruz e um pé de abricó, ambos estão lá desde antes de eu nascer. Nesta pedra, formavam- se pequenas piscinas naturais e as meninas do Pontal, das casas de quintal com cimento, se transformavam ali em sereias. 

Éramos as donas do mar. Durante toda a vida, ouvi expressões que faziam referência a essa imensidão azul e sempre fizeram sentido para mim: “o mar não está para peixe”, “não adianta dar a vara é importante ensinar a pescar”, “caiu no canto da sereia”, “mar calmo não faz bom marinheiro”.

São inúmeras as expressões que eu cresci ouvindo as pessoas ao meu redor falando e eu repito sem perceber. 

Quando adolescente, eu me afastei do mar e fui morar na capital, era meu sonho viver numa cidade grande. Deixei as minhas pernas de sereia e passei a caminhar sem elas. 

Por muito tempo foi assim até eu voltar para minha cidade natal, ouvir o barulho das ondas e me lembrar do quanto eu era feliz quando era apenas a dona do mar. 

O que pode ser melhor do que isso? Quem um dia já foi sereia, nunca deixa de ser. 

4 comentários:

  1. Que delícia de infância,nem todos tiveram a mesma infância e juventude como você....vejo que vc é grata por tudooo 🌈❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, nascer e crescer perto do mar é um privilégio, reconheço. beijos

      Excluir
  2. Quase 50? Como assimmmm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa que escreve tem agora 48 aninhos, bem vividos, ainda bem! kkk, beijos mil

      Excluir